História

Conheça a França Equinocial, colônia que fundou a Cidade de São Luís

A chamada França Equinocial foi a segunda tentativa francesa de povoar a América, resultando na fundação da atual São Luís, capital do Maranhão.

Atualizado em 02/02/2019

A França Equinocial foi outra tentativa francesa de se fixar no Brasil, nos anos de 1612 a 1615. Eles já haviam tentado fundar uma colônia do Rio de Janeiro, porém foram repelidos. Na França Equinocial, entretanto, a região escolhida foi o Maranhão.

Ali eles fundaram a Cidade de São Luís, distribuíram terras entre si e as cultivaram, na tentativa de se fixarem na América.

Naquele tempo a Linha do Equador era chamada de Linha Equinocial, daí o nome com que batizaram a nova colônia.

Conheça a França Equinocial, colônia que fundou a Cidade de São Luís

Contexto Histórico

Embora Portugal tenha descoberto o Brasil e tomado posse de suas terras, não fixou logo colonos para povoação. A intenção inicial era o extrativismo do pau-brasil e metais preciosos que encontrassem, posto que os enviava para a coroa.

Só que as invasões estrangeiras ao território eram contínuas, uma vez que os Europeus também queriam colônias. E ainda havia a discordância absoluta da divisão do mundo recém-descoberto entre Portugal e Espanha.

No que diz respeito à França, houve uma tentativa de povoação anterior do território brasileiro. Os franceses se estabeleceram na Baía da Guanabara e fundaram uma povoação, contando com a ajuda dos nativos. Isso foi entre 1555 a 1570, quando forças lusitanas os expulsaram da região.

Uma expedição de povoação

Expulsos do Rio de Janeiro, os franceses decidiram povoar outro local do imenso território brasileiro. Em março de 1612, chegou ao Maranhão a expedição de Daniel de La Touche (1570-1631), que foi bem recebida pelos índios Tupinambás.

Os franceses não tiveram atritos com qualquer tribo no Brasil, quer no Rio de Janeiro, quer no Maranhão. O tratamento dispensado por eles aos índios era bem diferente do dado pelos portugueses, que eram odiados.

Conheça a França Equinocial, colônia que fundou a Cidade de São Luís

E foi assim que, pela segunda vez, foi iniciada uma colônia francesa no Brasil, a chamada França Equinocial. No dia 8 de setembro de 1612, era fundada numa ilha a cidade de São Luís, que viria a ser a única capital brasileira de origem franceses. O nome homenageia Luís IX, rei da França, conhecido como São Luís.

Os franceses se instalaram bem na região, sempre amistosos com os nativos, com quem realizavam trocas de mercadorias. Fizeram também roças de cana-de-açúcar, tabaco e algodão, próximo aos Rios Mearim e Gurupi.

A luta pelo território

Visando recuperar o território ocupado, Portugal enviou suas tropas para expulsar a presença francesa do Maranhão. Foi travada então a sangrenta Batalha de Guaxenduba, que os portugueses venceram, embora em número menor.

A França não enviou soldados para auxiliar sua colônia, posto que se envolvera com problemas sucessórios da dinastia. E após vários outros embates militares, os franceses finalmente se renderam em 4 de novembro de 1615.

Conheça a França Equinocial, colônia que fundou a Cidade de São Luís

Foi então assinado um cessar-fogo, para que uma corte internacional decidisse sobre as terras que eles ocuparam. Mas os portugueses não aceitaram a questão e em até cinco meses os franceses tiveram que abandonar a região.

Mais tarde a França ainda se estabeleceu na foz do Rio Amazonas, porém dali também foi expulsa por Portugal. Mas a presença francesa na América finalmente se concretizou com a colonização da atual Guiana Francesa (1626).

Achou interessante conhecer sobre a França Equinocial? Leia também a matéria sobre o que é quilombo e conheça o marco da resistência à escravidão no Brasil.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Toda Matéria, Multi Rio, Cola da Web, Biblioteca Nacional, DescomplicaIKGB, História do Brasil.

Fonte das imagens: WikipédiaIHGM, Vortex, IHGM.