Lembra daquela cena clássica depois de períodos de chuva bruta: muitas famílias sendo desalojadas em decorrência de enchentes, principalmente aquelas das grandes cidades. Mas, uma novidade no campo da infra estrutura urbana pode mudar os rumos desse problema: já conhece o concreto super-poroso? Sabia que ele pode ser a solução para as enchentes?
A empresa de material de construção Tarmac conseguiu desenvolver um novo tipo de concreto que é capaz de absorver até 4.000 litros (1057 galões) de água em um minuto. Em média, um metro quadrado desta nova superfície – denominada Tarmac Topmix Permeable– pode drenar 600 litros (159 galões) em um minuto.
Este avanço em concreto permeável é um enorme passo em frente na forma como lidamos com as inundações e enchentes. De acordo com a Tarmac, dois terços das casas danificadas em 2007 por inundações no Reino Unido, foram resultado do percurso da água por pavimentos e sistemas de drenagem inadequados. As recentes inundações na Carolina do Sul alertam ainda mais o mundo sobre a necessidade de avançar esse tipo de tecnologia.
Pra onde vai a água sugada?
A água que foi drenada se junta em um reservatório subterrâneo. Dessa maneira, a água que desaparece rapidamente da superfície pode ser tratada e voltar a alimentar o sistema de irrigação cidade.
“O concreto de alta tecnologia funciona por ter uma camada superficial permeável, essa camada permite que a água seja drenada através de uma matriz de grandes seixos e, em seguida, a água é sugada para uma base solta nos escombros”. Informou Tarmac
Essa solução para enchentes tem limitações?
Se esse concreto especial for instalado em alguma cidade com temperaturas muito baixas, a água pode congelar – o que significaria o fracasso de todo o sistema. Sabendo disso, o próximo desafio da empresa é desenvolver uma versão do concreto poroso que possa se adaptar a climas frios. No Brasil, salvo raríssimas exceções, seria uma boa solução. Já pensou uma calçada que absorva água sem levar junto sapatos, carros, prédios? Pode ser a solução de parte significativa dos problemas urbanos de grandes cidades em dias chuvosos.
Ficou com vontade de assistir como isso funciona na prática?