A Classe Burguesa vem da palavra Burguesia, que designa a classe social dominante do sistema capitalista, formada por proprietários de bens ou capitais.
O termo está ligado ao vocábulo Burgos, que originalmente significava “fortaleza” ou “pequenas cidades”. É que as antigas cidades da Europa eram cercadas por muralhas.
A Burguesia surge no fim da Idade Média, por causa de certa expansão e desenvolvimento das cidades medievais.
Surgimento da Classe Burguesa
Com a decadência da Idade Média e o aparecimento do capitalismo, a Europa sofre modificações nos campos da cultura, social, político e econômico cultural.
Dá-se então o declínio do Sistema Feudal, bem como aparece o Sistema Absolutista, a Reforma Protestante, a formação das Monarquias Nacionais etc.
Aparece assim a Idade Moderna, época em que a Classe Burguesa almeja liberdade pessoal, livre comércio, direitos religiosos e civis.
A Burguesia aqui é formada por comerciantes e camponeses que viviam nos pequenos Burgos e o surgimento das cidades vai beneficiá-la.
Também contou a favor da Burguesia a expansão ultramarina dos séculos XV e XVI, as Cruzadas e também a abertura do Mar Mediterrâneo.
Essas novidades possibilitaram ampliar as relações comerciais, bem como desenvolver o comércio interno das cidades, impulsionadas pelas feiras.
E com o passar do tempo, a Burguesia se consolida e passa a dominar o cenário político e econômico mundial.
A classificação da Burguesia
A expressão Burguesia é classificada de três formas, a saber:
- Alta Burguesia, aquela que detém os meios de produção
- Média Burguesia, que são comerciantes e profissionais liberais
- Pequena Burguesia: pequenos comerciantes e artesãos
A Burguesia e o Proletariado
De acordo com a Teoria Marxista desenvolvida Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895), A Burguesia e o proletariado representam duas classes sociais.
A Burguesia é a classe dominante do sistema capitalista, visto que detém o poder e os meios de produção. Já o proletariado representa a classe dominada, operária e trabalhadora.
Burguesia Mercantil e Industrial
Com o fim do Sistema Feudal, a Europa passou a viver um Renascimento Comercial, Cultural e Urbano.
A Burguesia ansiava por enriquecer e poder ascender socialmente, embora praticasse um capitalismo primitivo. Surge aqui a Burguesia Mercantil.
Já a Burguesia Industrial teve um papel essencial na Revolução Industrial no século XVIII.
Seu propósito era lucrar em pouco tempo, portanto não exitou em trocar o homem pela máquina.
Você curtiu ler sobre a Burguesia, um termo tão usado em História? Então não deixe de conhecer também sobre o que foi a Revolução de 1848 e quais eram seus ideais.
Fonte: Significados, Info Escola, Brasil Escola, Toda Matéria, Sua Pesquisa, Estudo Prático.