Coesão textual é a conexão ou ligação de maneira harmoniosa entre elementos de um texto. Nesse sentido, a coesão textual é o que determina a ligação e a transição de ideias entre frases e parágrafos, e é feita pelo uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
Nesse sentido, a coesão textual é o recurso linguístico que faz com que palavras, frases e parágrafos se entrelaçam, garantindo a sequência e continuidade das ideias presentes em um texto específico.
Os diversos elementos que garantem a coesão textual agem de forma a garantir a relação lógica entre as ideias do texto, norteando o leitor ao pleno entendimento da leitura. Todavia, quando um texto é incoerente, toda a comunicação fica comprometida.
Elementos da coesão textual
A coesão textual é um recurso linguístico que permite a conexão de ideias de um texto. Para que a coesão aconteça, o texto deve apresentar alguns elementos que garantem a amarração de ideias e a continuidade de um texto.
Nesse sentido, conectores são elementos que asseguram a coesão entre frases, estabelecendo relações de dependência e conexão entre seus termos integrantes. Exemplos de conectores são as conjunções, os advérbios conectivos e as preposições.
Todavia, quando usados de maneira correta, os tempos verbais garantem a coesão temporal. Assim, os acontecimentos de um texto se enquadram em uma lógica linear, fato que acaba possibilitando a compreensão plena e completa da sequência do texto.
Palavras de transição e coesão textual
A coesão textual é garantida também com a utilização de alguns recursos, como a ordenação correta das palavras nos períodos, a utilização correta das flexões nominais e verbais, em gênero e número.
Todavia, outros recursos também garantem a coesão textual, como é o caso das palavras de transição. Elas possuem sentidos diferentes e se apresentam como preposições, conjunções, advérbios e também locuções adverbiais.
Veja alguns exemplos de palavras de transição:
Começo, introdução – Inicialmente, primeiramente, antes de tudo, desde já.
Continuação – além disso, do mesmo modo, acresce que, ainda por cima, bem como, outrossim.
Conclusão – Enfim, dessa forma, em suma, nesse sentido, portanto, afinal.
Tempo – Logo após, ocasionalmente, posteriormente, atualmente, enquanto isso, imediatamente, não raro.
Conformidade, semelhança – Igualmente, segundo, conforme, assim também, de acordo com.
Causa e consequência – Daí, por isso, de fato, em virtude de, assim, naturalmente.
Exemplificação, esclarecimento – Então, por exemplo, isto é, a saber, em outras palavras, ou seja, quer dizer.
Tipos de coesão textual
Podemos dividir a coesão textual em dois tipos principais, sendo eles:
Referencial
Esse tipo de coesão acontece quando há menção de elementos que já apareceram ou que ainda vão aparecer no texto. Todavia, são usados pronomes pessoais, possessivos e demonstrativos, assim como expressões adverbiais de lugar.
Ela pode ser:
Elipse – acontece quando um elemento do texto é retirado, evitando a repetição
Exemplo: Roberta gosta de séries; José de filmes.
Substituição – acontece quando é usado um termo em substituição a outro, ou até mesmo uma frase inteira.
Exemplo: Os alunos foram advertidos por mau comportamento. Caso isso se repita, eles serão suspensos.
Sequencial
A coesão sequencial é responsável por dar sequência ao texto e isso acontece a partir das relações semânticas, que garantem a ligação entre as orações. Esse tipo de coesão textual utiliza conjunções, conectivos e expressões que estabelecem uma relação de continuidade.
Nesse sentido, é comum observarmos o uso de expressões como diante do exposto, embora, logo, com o fim de, em vista disso, tudo o que foi dito, por conseguinte e outros.
Então, o que achou da matéria? Se gostou, leia também: O que é crônica? Definição, características, exemplos e tipos principais.
Fontes: Educa Mais Brasil, Toda Matéria, Brasil Escola, RockContent
Imagens: Seikatsu Magazine, Português Play e Agência TN