O cérebro é um órgão que faz parte do encéfalo. Ele é uma importante parte do corpo humano, pois é responsável por funções como: linguagem, memória, raciocínio e razão.
Este órgão se divide em duas partes: o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito. Além disso, esses dois hemisférios se dividem em quatro lobos, cujos nomes remetem ao osso do crânio situado acima de cada um deles:
- Lobo frontal
- Lobo temporal
- Parietal
- Lobo occipital
Resumo sobre o cérebro
- O cérebro é uma das partes do encéfalo.
- Dentre as funções do cérebro estão: memória, linguagem e raciocínio.
- O cérebro se divide em hemisfério esquerdo e direito.
- Cada um dos hemisférios se divide em 4 lobos: lobo frontal, lobo temporal, lobo parietal e lobo occipital.
O que é o cérebro?
O cérebro é uma das partes do encéfalo, uma região do sistema nervoso central (SNC) que recebe, processa e gera respostas para as mensagens que chegam até ele. O cérebro é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC.
Tido como o núcleo da inteligência e do aprendizado, o cérebro é o órgão mais complexo do corpo, sendo protegido pela caixa craniana, que é formada por uma série de ossos.
Se cortarmos um cérebro ao meio, é possível notar que a região externa é mais escura do que a interna. Essa região mais escura é chamada de substância cinzenta e tem uma espessura que varia de 1 a 4 mm. É nessa região que estão os corpos celulares dos neurônios.
Por outro lado, a parte interna é chamada de substância branca e é rica em feixes de axônios mielinizados, o que proporciona uma coloração mais clara.
Outra característica do cérebro é a presença de dobras na região do córtex. Essas dobras funcionam como uma forma de aumentar a área de superfície dessa estrutura, que conta somente com o espaço restrito da cavidade craniana.
Funções do cérebro
Algumas das funções do cérebro são:
- memória
- raciocínio
- linguagem
- inteligência
- razão
- comportamento
Além das funções acima, o cérebro é responsável por controlar a contração dos músculos esqueléticos e integração de informações sensoriais.
Como se dá o desenvolvimento do cérebro humano?
O cérebro humano começa a se desenvolver junto com o desenvolvimento do embrião. Primeiramente, o tubo neural forma três regiões na sua porção anterior: o prosencéfalo, o mesencéfalo e o rombencéfalo. Essas regiões são as responsáveis por formar o encéfalo humano.
Basicamente, o mesencéfalo e parte do rombencéfalo formam o tronco cerebral, enquanto a outra porção do rombencéfalo formará o cerebelo. Por outro lado, o prosencéfalo inclui o telencéfalo e o diencéfalo. O diencéfalo dará origem ao tálamo, hipotálamo e epitálamo, enquanto o telencéfalo formará o cérebro.
Divisão do cérebro
O cérebro se divide em hemisfério esquerdo e direito. Os dois se conectam pelo corpo caloso, uma estrutura formada por um feixe de fibras nervosas. Uma curiosidade é que os hemisférios são responsáveis por comandar lados opostos do corpo. Sendo assim, o hemisfério direito comanda o lado esquerdo do corpo e vice-versa.
Além da divisão de hemisfério esquerdo e direito, existe ainda a divisão dos hemisférios cerebrais em quatro lobos, cujos nomes variam de acordo com o osso do crânio situado acima dele. São eles:
1- Lobo frontal
O lobo frontal se relaciona com trabalhos criativos, personalidade, tomadas de decisão, raciocínio, movimentação dos músicos etc.
2- Lobo temporal
Esse lobo atua, sobretudo, na comunicação e se relaciona com a audição e o entendimento da linguagem.
3- Lobo parietal
O lobo parietal se relaciona com a percepção de frio, calor, dor, toques etc.
4- Lobo occipital
Por fim, o lobo occipital se relaciona com o processamento das informações visuais.
Outras partes do cérebro
1- Cerebelo
A palavra cerebelo vem do latim e significa “pequeno cérebro”. Ele está localizado do lado do tronco encefálico, e é responsável pelo movimento, equilíbrio e postura. Portanto, sem o cerebelo, nós andaríamos como marionetes, sem muito controle próprio.
2- Tronco encefálico
O tronco encefálico é responsável pelas funções involuntárias do corpo como, por exemplo, a respiração, a pressão arterial e o ritmo dos batimentos cardíacos.
3- Hipocampo
Por fim, o hipocampo é uma área muito importante, pois ele é responsável pela memória e aprendizado.
Curiosidades sobre o cérebro
Por fim, confira algumas curiosidades que você pode gostar de saber:
- Alguns estudos afirmam que os humanos usam apenas 10% do cérebro. Contudo, a verdade é que nós usamos 100%.
- O cérebro de Albert Einstein foi retirado para estudos após sua morte. Afinal, os estudiosos queriam descobrir de onde vinha tanta inteligência.
- O hemisfério esquerdo do cérebro tem mais neurônios do que o direito.
- De acordo com cientistas, a capacidade de memorizar está sendo afetada pelo uso da tecnologia que “facilita” guardar informações.
- O cérebro tem cerca de 86 bilhões de neurônios com 1000 conexões sinápticas.
- O cérebro não tem terminações nervosas que captam dor, mas recebe os sinais de dor captados no organismo.
- Um estudo publicado na revista Jama Network Open afirma que o videogame pode ajudar no desenvolvimento cognitivo de crianças.
- Algumas cirurgias de retirada de tumor cerebral precisam ser realizadas com o paciente acordado. Há casos em que o paciente fica até mesmo tocando instrumentos musicais.
- Os cafalópodes (polvos, lulas e moluscos) têm os maiores cérebros entre os invertebrados. Portanto, o cérebro do polvo é muito desenvolvido e tem a complexidade de alguns vertebrados.
- Por fim, entre os invertebrados, a esponja tem cérebro, mas não tem um sistema nervoso. Por outro lado, a estrela-do-mar tem sistema nervoso e não tem cérebro.
Enfim, gostou de aprender o que é o cérebro e suas divisões? Então não deixe de conferir também como funciona o sistema muscular, basta clicar aqui.
Fontes: Info Escola, Brasil Escola, Fio cruz, Toda Matéria e, por fim, Mundo Educação