MENU
Cateto, o que é? História, como calcular e Teorema de Pitágoras
O cateto é um elemento importante para o Teorema de Pitágoras e seu lados, sendo classificado de duas formas: oposto e adjacente.

O cateto é, a princípio, o nome dado aos lados do triângulo, que formam o ângulo reto. Há dois catetos presentes na estrutura do triângulo: o cateto oposto e o cateto adjacente. Ambos são extremamente necessários para desenvolver os cálculos do Teorema de Pitágoras.
Esses dois elementos estão no triângulo retângulo e é a partir da soma de seus quadrados que temos o valor da hipotenusa. Contudo, é de suma importância a existência e a descoberta dos catetos, porque é a partir deles que podemos, por exemplos, realizar cálculos para construção civil.
O que é cateto

Cateto é uma palavra de origem grega, escrita da seguinte forma: kathetos. Seu significado é “cai perpendicular”. Para melhor identificar, os catetos são os dois lados que formam o ângulo de 90º, do triângulo retângulo.
Portanto, dentre os dois existentes, um é chamado de oposto, e o outro, de adjacente. Vamos então aprender a localiza-los no triângulo retângulo.
O cateto adjacente está localizado à frente do ângulo de 90º. Ou seja, é a linha horizontal que forma o ângulo da hipotenusa.
Já o cateto oposto está logo à frente do ângulo, formado pela hipotenusa e pelo cateto adjacente. Contudo, quando ambos são elevados ao quadrado, eles resultam o total da hipotenusa, ou seja, a² = b² + c².
Teorema de Pitágoras
Além dos catetos, temos, portanto, a hipotenusa. Ela está localizada a frente do ângulo reto.
Seu cálculo segue através da seguinte fórmula a² = b² + c². “A” é a hipotenusa, “b” e c'” são os catetos oposto e adjacente. Para chegar ao resultado suas potências são elevadas ao quadrado.

A teoria é a mesma que dizer que a² = b.b + c.c. Para encontrar essa medida, basta pegar um retângulo e parti-lo em sua diagonal. Com isso, teremos a formação de dois triângulos retângulos. A linha de corte, afinal, é a hipotenusa; e as duas outras linhas do ângulo reto são os catetos.
A forma de encontrar o triângulo retângulo, a partir do retângulo também pode ser aplicada em um quadrado. Ainda teremos os lados dos catetos e a hipotenusa.
A descoberta da fórmula, em suma, proporcionou a praticidade na medida de grandes terrenos, sem necessitar do auxílio de cordas.

Portanto, para entender melhor, assista o vídeo abaixo com cálculo de Teorema de Pitágoras:
História

Os elementos, por fim, foram descobertos por Pitágoras Samos, filósofo matemático e grego, criador do Teorema de Pitágoras. As experiências sobre a temática aconteciam em sua escola, chamada Sociedade Pitagórica.
Tudo isso aconteceu, sobretudo, nos anos de 570 a.C. a 495 a.C. Nessa escola, era possível também desenvolver pesquisas relacionadas a música, astronomia e, principalmente, matemática. O alunos que realizavam seus estudos no local eram conhecidos como Pitagóricos.
Por fim, para mais informações sobre Teorema de Pitágoras, leia Pitágoras – Quem foi, biografia, contribuições para Filosofia e Matemática
Fontes: Medium, Mundo e Educação, Matemática Básica, Toda Matéria, Khan Academy, Conceitos, O quee, Educação Uol,
Fontes de imagens: José Marmonteu, Escola Educação, Toda Matéria, Recursos python, Toda Matéria 2, Brasil Escola