Astronomia

O que é um buraco branco? Definição, teoria e contestação

O buraco branco está numa extremidade do Buraco de minhoca de Schwarzschild, sendo que no outro extremo se situa um buraco negro.

Atualizado em 11/04/2019

O buraco branco é um fenômeno hipotético em que o tempo, no buraco negro, regride. Trata-se apenas de uma proposição teórica prevista na Teoria da Relatividade, de Albert Einstein.

É que, segundo o Buraco de Minhoca de Schwarzschild, numa de suas extremidades haveria um buraco negro. Este seria capaz de sugar tudo, inclusive a luz, que não poderia de lá escapar.

Então no outro extremo hipoteticamente haveria um buraco branco, sendo que aí nada poderia cair. Ou seja, aquilo que o buraco negro suga de um lado, o branco expele do outro.

Considerações sobre o buraco branco

Saiba o que é um buraco branco, como se forma e em qual teoria se funda

O buraco branco só existe no campo da teoria, posto que se situa na Astrofísica na previsão da Teoria da Relatividade. Ele atuaria, a grosso modo, qual um buraco negro de tempo invertido.

É que o buraco negro é um local no espaço de onde nada escaparia. Já na teorização do buraco branco, este seria uma região onde nada poderia cair.

Há uma suposição de que na Supernova GRB 060614 houve um buraco branco, mas que durou somente 102 segundos.

Como surgem os buracos brancos?

A teoria dos buracos brancos surgiu da necessidade que o cientista Karl Schwarzschild sentiu de resolver certas proposições. É que as equações da Relatividade Geral, de Albert Einstein, necessitavam de uma interpretação eficaz.

No Buraco de minhoca de Schwarzschild, numa das extremidades teria que haver um buraco negro, sendo que este sugaria até a luz.

Então, para contrabalancear, no extremo oposto teria que haver um buraco branco, agora com capacidade de expelir o que foi sugado.

A contestação dessa teoria

Essa teoria é refutada pelos cientistas na atualidade, posto que seria impossível de ocorrer. Ainda que buracos negros e brancos se conectassem em algum lugar do universo, não haveria o transporte de luz ou matéria.

Saiba o que é um buraco branco, como se forma e em qual teoria se funda

É que os Buracos de Minhoca de Schwarzschild são considerados instáveis, já que se desfazem no instante em que se formam. Por isso esses Buracos de Minhoca só existiriam enquanto não tivessem contato com matéria alguma.

Poderiam existir buracos brancos sem conexão com os buracos negros, uma vez que isso é matematicamente possível. O que não se tem é uma comprovação certa de que eles de fato existam no Universo.

Leia também sobre a Teoria da Relatividade, o que é a teoria proposta por Einstein?

Fonte: Wikipédia, Brasil Escola, Universo Racionalista, Mundo Vestibular, Mistérios do Universo, Desciclopédia, Lista de Curiosidades, Jornal Ciência.

Fonte das imagens: Notícias R7, Universo Racionalista, Mistérios do Universo.