Uma série de bolas negras está intrigando a população do sudeste da Espanha – mais precisamente de Calasparra, Villavieja e Elda. Ainda sem uma explicação plausível, os três objetos que pesam cerca de 20 kg cada um estão caindo do céu.
A primeira “bola negra” foi encontrada no início deste mês: dia 3 de novembro. Os primeiros a se assustarem com as bolas negras foram dois pastores, que passeavam por Calasparra. Já a segunda bola, foi descoberta dias depois, por volta do dia 13 em Villavieja. A terceira e última bola negra foi encontrada em Elda. Confirmou o portal de divulgação científica IFScience.
Segundo o Jornal El Pais, depois que as bolas negras foram encontradas, a Guarda Civil espanhola começou seu trabalho, entre eles vistorias: químicas, biológicas, radiológicas e nucleares com objetivo de examinar o que são tais bolas negras. Os contatos iniciais descartam, a princípio, que as bolas negras sejam explosivas. Ainda sem explicação, todas as três bolas negras foram levadas para uma segunda etapa de vistorias.
Suspeita: seriam as bolas negras lixo espacial?
Se acordo com um dos porta-voz da polícia de Alicante, as bolas negras parecem “um pedaço de um veículo aeroespacial, mas não de um avião comercial”. A sugestão do entrevistado é de que as bolas negras poderiam ser, na verdade, um pedaço de satélite ou algo semelhante.
Outros argumentos aproximam as bolas negras à detritos espaciais, que podem cair em uma velocidade terminal. No caso de uma esfera de aproximadamente um metro de diâmetro, sua velocidade seria de 9,4 metros por segundo, o suficiente para ferir uma pessoa, mas não para deixar uma cratera.
O prefeito de Calasparra, José Velez, que administra uma das cidades onde uma das bolas negras foram encontradas, disse “acho que é uma questão mais séria do que parece. Os cidadãos têm preocupações reais sobre o que está acontecendo e merecem uma explicação”.
E você, o que pensa sobre esse mistério? Tem algum palpite?
Fonte: IFScience
Fotos: Divulgação/Reprodução