Algumas vez caminhando pelo supermercado você já comparou alguns alimentos com partes do corpo humano? Se sim, saiba que talvez sua comparação pode não ter sido aleatória: existe mesmo uma relação entre os alimentos com os órgãos que eles curam.
Se você presta atenção em notícias sobre saúde, certamente já deve ter visto alguma lista de alimentos e como as vitaminas podem ajudar no funcionamento do seu corpo. Algumas pesquisas, por exemplo “Reflexões a respeito de dieta e saúde”, vinculadas ao Instituto de Ciências Médicas da Universidade de São Paulo, já realizaram comparações entre algumas dietas específicas e a promoção da saúde. Mas, nessas pesquisas, o foco geralmente recai sobre os efeitos fisiológico de algumas substâncias e não necessariamente a forma do alimento.
Nossa lista tenta apresentar uma relação um pouco diferente, acompanhe a seguir a forma de algumas partes do corpo e sua comparação com alguns alimentos que podem fazer bem a essa mesma parte.
Existe relação entre alimentos e órgãos que eles podem curar?
Rico em potássio e ferro, o tomate está especialmente ligada com o coração e o sangue.
As nozes são simétricas e possuem dobras muito semelhantes ao nosso cérebro. E os nutrientes das nozes são muito úteis ao funcionamento do cérebro
Abacate e o útero
O abacate protege e equilibra os hormônios, podendo até evitar câncer de útero ou ovário. Também auxilia a perder peso depois da gravidez. Assim como uma gestação, o abacate também necessita de 9 meses desde o florescer da árvore até um abacate virar fruto.
A batata-doce oferece benefícios ao pâncreas e equilibram o nível de açúcar no sangue.
A cenoura aumenta o fluxo sanguíneo em direção aos olhos e, assim, acaba melhorando o funcionamento dos mesmos.
O gengibre pode evitar doenças no estômago e melhorar a digestão devido às suas enzimas. O alimento também é capaz de evitar câimbras fortes e impede úlcera, mantendo a mucosa em bom estado.
O consumo de cogumelos pode prevenir a perda de audição. A vitamina que pode auxiliar nesse caso é a vitamina D, que por sinal é uma vitamina não muito recorrente em nossa alimentação diária.
Os Feijões podem curar e ajudar a manter a função renal, além de serem muito parecidos a um rim humano.
O aipo (também conhecidos como salsão) garante ossos mais fortes, uma vez que possui 23% de sódio de boa qualidade. Nossos ossos também possuem 23% de sódio. Quando precisar de sódio (além do sal refinado) já sabe onde buscar