História

Al Capone, quem foi? Biografia, crimes e morte do chefão de Chicago

Al Capone foi um gângster americano responsável por liderar o tráfico de bebidas ilegais, jogos, e outras atividades criminosas nos EUA.

Atualizado em 12/11/2019

Conhecido como o mais famoso gângster da história Alphonse Gabriel Capone, chamado de Al Capone, era também reconhecido como “Scarface”, na tradução: cara cortada. Assim, ficou mundialmente famoso pelos delitos cometidos, dominou o crime em Chicago, além de mandar matar diversas pessoas.

Dessa forma, Al Capone iniciou a vida de delitos muito cedo, ainda no sexto ano da escola. Assim, largou a escola em que estudava no Brooklyn e se juntou aos criminosos do bairro. Logo, o apelido Scarface veio depois de uma briga em que o resultado foi um corte em seu rosto.

Por incrível que pareça, aos 28 anos Al Capone já possuía uma fortuna estimada em 100 milhões de dólares. Todo o dinheiro foi advindo de jogos e prostituição. Por consequência, scarface foi preso pelo agente federal Eliote Ness, por não pagar impostos.

Primeiros passos de Al Capone

Nascido em Nova York no dia 17 de janeiro de 1899, Al Capone iniciou a vida de crimes ainda na infância. Assim, deixou os estudos quando tinha apenas nove anos de idade e começou a frequentar quadrilhas do Brooklyn. Logo, a primeira gangue de que fez parte foi a Five Point Gang.

Al Capone - História de vida do homem lembrado como chefão de Chicago
Al Capone. Fonte: Incrível História

Dessa maneira, a gangue que era liderada por Johnny Torrio ficou reconhecida pela morte do ex-chefe, Big Jim Colosimo, foi eliminado por Capone ou Frankie Yale. Assim, não se sabe ao certo quem foi o autor da morte.

Por consequência, Johnny Torrio foi responsável por confiar à Capone a liderança da gangue. Assim, assumindo a organização, Capone inciou trabalhos de prostituição, jogos ilegais e o tráfico de álcool.

Carreira criminosa

Capone se tornou líder oficial da gangue quando Torrio se aposentou em 1925. Além disso, conseguiu o posto superior depois de eliminar todos os possíveis rivais em guerras da máfia. Dessa forma, após um ano, Capone já organizava reuniões entre as principais quadrilhas norte americanas, exceto a de Aiello e a de Bugs.

Al Capone - História de vida do homem lembrado como chefão de Chicago
Al Capone na presença de advogados. Fonte: Incrível História

Porém, a rivalidade entre as quadrilhas não foi um empecilho para Capone. Assim, ele mandou matar todos os integrantes da quadrilha de Aiello em menos de um mês. Por consequência, em 1929, as batalhas entre as quadrilhas mataram também os chefes da gangue de Bugs.

Assim, depois de eliminar todas as concorrentes Capone não parou as ações ilícitas. Logo, intensificou o tráfico de bebidas alcoólicas e os jogos ilegais aumentaram. Desta forma, acredita-se que Al Capone, em 1927, acumulava uma fortuna de mais de 100 milhões de dólares.

O fim

Após anos trabalhando com o tráfico, Al Capone foi preso pela polícia. Assim, detido por sonegação fiscal em 1931, Capone foi condenado a onze anos de prisão. Desta maneira, foi detido na cidade de Atlanta, em 1932 e foi transferido para o centro penitenciário de Alcatraz, em 1934.

Al Capone - História de vida do homem lembrado como chefão de Chicago
Agente especial Eliot Ness, responsável pela prisão de Al Capone. Fonte: Incrível História

Por fim, após passar oito anos aprisionado, foi concedido à Al Capone a liberdade Condional. Porém, Capone contraiu sífilis e as mudanças físicas e mentais já eram visíveis. Assim, Capone viveu os últimos dias na mansão que possuía em Miami Beach. Logo, faleceu no dia 25 de janeiro de 1947.

Se gostou da matéria, não deixe de conferir essa outra matéria sobre o PCC, o que significa? Facção criminosa, estatuto, mandamentos, batismo.

Fontes: Info Escola, História do Mundo

Fonte imagem destaque: Archdigest

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.