A África Pré-colonial abrange a história do velho continente em data anterior às conquistas dos europeus.
Ali houve histórias de impérios ricos em fortuna e cultura, além de construções grandiosas, algumas ainda existentes.
Caravanas cortavam a África de um extremo ao outro comprando produtos, principalmente ouro, para os europeus. Essa prosperidade toda atraiu um forte colonizador, que escravizou o continente.
A África Pré-colonial
Em um período muito anterior à chegada do europeu, a África Pré-colonial já tinha uma história grandiosa. Reinos fortes e com muitas riquezas ali existiram, sem contar que foi lá que a humanidade surgiu.
Sem dúvida a mais destacada civilização africana foi a do Egito Antigo, posto que legou uma rica cultura. Foram eles que construíram as fascinantes pirâmides, além de cidades prósperas e sociedades evoluídas.
Destaque também para Cartago, a cidade que ousou desafiar o Império Romano, tendo quase conquistado Roma. As duas travaram três guerras duríssimas denominadas Guerras Púnicas, que levaram à destruição total de Cartago.
As ricas caravanas da África Oriental
Na região da chamada África Oriental, destacou-se nos séculos XVIII a XI o riquíssimo Império de Gana. Suas caravanas chegavam às mais distantes localidades para comprar ouro e revender na Europa.
O igualmente rico Império do Mali, que prosperou entre os séculos XIII a XVIII, também tinha muitas caravanas. Seu famoso imperador Mansa Moussa vivia cercado de muito ouro e pedras preciosas.
África Ocidental e Região Sul
Entre os séculos XIII e XX, existiu na África Ocidental o Império da Etiópia, o único que jamais foi conquistado. Ele inclusive derrotou os colonizadores europeus que tentaram invadi-lo.
Destacou-se também na África Pré-colonial o Reino do Congo, que sucumbiu à dominação portuguesa. Seu território ocupava o Congo de hoje, mais a região Norte de Angola e uma fração do Gabão.
Por fim vale lembrar o Reino Zulu, que existiu entre os séculos XVIII e XIX, mas acabou conquistado pela Grã-Bretanha.
A força dos muçulmanos
O islamismo surgiu na atual Arábia Saudita, de onde começou uma expansão territorial a que chamou de guerra santa. Assim conseguiu conquista inclusive a Região Sul europeia, tendo tomado a cidade sagrada de Jerusalém por várias vezes.
Os muçulmanos deixaram construções suntuosas e influenciaram a cultura dos povos conquistados. Contra eles foram feitas várias Cruzadas pelos cristãos, sendo que este se opunham à religião do islã.
Você curtiu ler sobre a África Pré-colonial, então leia também a respeito da história da descolonização da África no século XX.
Fonte: Toda Matéria, Brasil Escola, História, História e Vestibular, Ensinar História, Profes, História e Sociedade, Passei Direto, Wikipédia, Prezi.
Fonte das imagens: Ensinar História, Guru da Cidade, Curiosidades, Ricardo Costa.