História

Quais são as 7 maravilhas do mundo moderno?

Após uma seleção que envolveu o mundo inteiro, foram escolhidas as 7 maravilhas do mundo moderno, que abrangem grandes obras arquitetônicas da atualidade, como o Cristo Redentor!

Atualizado em 14/03/2019

As 7 maravilhas do mundo moderno é uma lista de grandes monumentos históricos na modernidade.

A seleção foi feita em 2005 pela New Open World Corporation, da Suíça, através da internet e telefone.

O resultado gerou certa polêmica, visto que muitos monumentos históricos importantes ficaram de fora.

A grande seletiva

Duas centenas de monumentos foram inscritos, só que apenas 77 receberam mais votos do público. Desses, escolheram-se 21 construções históricas que foram analisadas por arquitetos.

O à época Diretor-Geral da Unesco, Frederico Mayor, foi o coordenador da equipe que escolheu as setes obras. Fundamentaram a decisão em critérios de valor histórico, beleza e complexidade. O resultado foi apresentado numa cerimônia de gala no Estádio da Luz, em Lisboa, Portugal.

Houve obviamente quem contestasse a seletiva, uma vez que diversos monumentos históricos não entraram na lista. Mas a grande maioria aprovou a escolha.

Conheça as 7 maravilhas do mundo moderno:

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

O Coliseu de Roma, na Itália

Erguido aproximadamente no ano 70, o Coliseu de Roma é considerado o maior anfiteatro do planeta. Ele tem incríveis 45 metros de altura, sendo que sua capacidade chegava a 50 mil pessoas.

Nessa monumental obra ocorreram os embates entre gladiadores, além de duelos com feras. Foi retratado em muitos filmes, sendo que o mais famoso foi O Gladiador, de 2000.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

A cidade de Chichén Itzá, no México

A fabulosa Chichén Itzá, ou Cidade Templo, foi a capital da Civilização dos Maias. Sua localização está na Península de Yucatán, sendo que a data da sua fundação é de aproximadamente 450 a.C..

Compõem a Chichén Itzá: a Pirâmide de Kukulkan, a Praça das 1000 Colunas e o Templo de Chac Mool. Há também no local um emblemático Campo de Jogos dos Prisioneiros.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

A cidade de Machu Picchu, no Peru

Machu Picchu, também conhecida como a Cidade Perdida dos Incas, foi construída no século XV. Toda edificada em pedra, está em razoável conservação, posto que a Espanha não a encontrou.

Sua localização é privilegiada, pois está a 2400 metros acima do nível do mar, perto de Cusco, no Peru. Isso porque foi edificada sobre uma das montanhas da Cordilheira dos Antes.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

O Cristo Redentor, no Brasil

Sim, uma das 7 maravilhas do mundo moderno está no Brasil! A grande imagem do Cristo Redentor foi edificada no Morro do Corcovado, no Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. Está situado a 709 metros de altitude, sendo que parece abraçar toda a cidade com seus braços abertos.

Foi montado numa estrutura de concreto preenchida com pedra-sabão, é hoje cartão-postal carioca. Sua inauguração se deu em 12 de outubro de 1931, apresentando incríveis 38 metros de altura e 28 metros de largura.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

A Grande Muralha da China

A Muralha da China, ou A Grande Muralha, foi feita entre os séculos III a.C. e XVII d.C.. A intenção era isolar o país e protegê-lo de uma possível invasão inimiga.

Ela possui aproximadamente 20 mil KM de extensão e sete metros de altura, sendo visível aos astronautas. Em sua composição estão granito, pedra e tijolo, e foi iniciada pelo Imperador Chinês Qin Shihuang.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

As Ruínas de Petra, na Jordânia

Outra das maravilhas do mundo moderno, as Ruínas de Petra estão localizadas na Jordânia, país do Oriente Médio, e foram feitas em por volta de 300 a.C.. Essa maravilha arquitetônica foi esculpida num paredão de arenito núbio.

Embora parte de sua estrutura tenha sido destruída por terremotos, há ainda boa parte estrutural de pé. Ela é um misto dos diversos povos que dominaram a região, como romanos, árabes, bizantinos e edonitas.

Quais são as 7 Maravilhas do Mundo Moderno e onde elas estão

O Taj Mahal, na Índia

O Taj Mahal é uma belíssima construção indiana, posto que foi edificado em mármore branco no século XVII. Foi feito pelo Imperador Shan Jahan para homenagear sua esposa que teria morrido durante um parto. Das 7 maravilhas do mundo moderno, é uma das mais bonitas.

Para os românticos, essa é a maior prova de amor já feita e talvez por isso atraia milhares de visitantes. E o imperador não economizou, já que empregou também uma fortuna em pedras preciosas na bela obra.

Você gostou de ler sobre as 7 maravilhas do mundo moderno? Pois então leia também sobre as 7 Maravilhas do Mundo Antigo.

Fonte: Sky Scanner, Toda Matéria, Info Escola, Wikipédia, Brasil Escola, Qual Viagem, Fotos Desconhecidos, Hipercultura, Terra, Estudo Prático.

Fonte das imagens: Notícias Band, Info Escola, Gray Line, Info Escola, 1001 Viagens, Putz Nem, Fotos Wiki, Wikipédia.