Zona de Convergência Intertropical é um fenômeno meteorológico que circunda a Terra, próximo ao equador. Ali se encontram os ventos originários dos hemisférios norte e sul.
Tem influência sobre tempo e clima e é uma interação entre eventos meteorológicos das latitudes médias e tropicais.
Existem quatro zonas de convergências principais que atuam em todo o planeta Terra. São Zona de Convergência do Atlântico Sul, do Pacífico Sul, do Índico Sul e Intertropical.
O encontro dos ventos alísios
A Zona de Convergência Intertropical é um dos mais importantes sistemas meteorológicos tropicais. Caracteriza-se por ser uma banda de baixa pressão, bem como de convergência (encontro) dos ventos alísios. Ou seja, aqueles gerados pela rotação da terra e que ocupam 1/3 da sua superfície.
Os ventos alísios se encontram em baixos níveis, quer dizer, próximo da superfície, ao longo da faixa equatorial.
A falta de vento ou as tempestades caracterizam o fenômeno
A Zona de Convergência Intertropical é formada por nuvens do tipo Cumulunimbus. Elas se movimentam no sentido norte-sul, ou seja, na faixa equatorial do globo terrestre.
Essas nuvens transportam calor da superfície para a alta troposfera e, posteriormente, para as latitudes médias. Na zona de convergência o ar quente sobe e carrega a umidade do oceano para o alto da atmosfera.
Com a formação de nuvens pesadas, frequentemente ocorrem tempestades na região próximo ao equador.
O fenômeno também pode causar calmaria, inesperadamente com inatividade ou mesmo estagnação de vento, podendo durar dias.
No tempo em que o vento era o único propulsor dos barcos, essa calmaria poderia significar a morte.
Nos dias atuais, os barcos de competição procuram evitar regiões atingidas pelo fenômeno, por causa de atrasos indesejados.
Efeitos da Zona de Convergência Intertropical no Brasil
A Zona de Convergência Intertropical é um sistema meteorológico que usualmente traz chuva volumosa. Elas atingem as regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, no período de verão.
Se ocorre o El Niño, os ventos alísios de nordeste ficam fracos, com menor fluxo de umidade vinda dos oceanos. Assim, a Zona de Convergência Intertropical sofre um deslocamento para uma posição mais ao norte do que sua posição normal.
Por essa razão, os períodos de El Niño são secos quando a estação deveria ser chuvosa. Isso quer dizer entres os meses de janeiro a março, nas regiões Norte e Nordeste.
As secas nessas regiões provocam prejuízos agrícolas devido à quebra da produção principalmente decorrente da redução do rendimento das culturas.
A região Nordeste, que fica ao sul da Zona de Convergência Intertropical, sofre com secas severas.
Curiosidades sobre a Zona de Convergência Intertropical
Os ventos alísios são constantes e úmidos e sopram nos trópicos na região do Equador de leste para oeste. E por serem úmidos provocam grande incidência de chuvas.
A zona de convergência é um dos mais importantes sistemas meteorológicos. Ela atua nos trópico e é parte integrante da circulação geral da atmosfera.
Não é interessante saber sobre a Zona de Convergência Intertropical? Não deixe de ler também sobre como El Niño e La Niña bagunçam o clima do planeta.
Fonte: Master, Info Escola, Clima Análise, Scielo, Basf, BDTD, Toda Matéria.