Outros assuntos

Uma volta ao mundo pela cozinha dos países

Dê uma volta ao mundo de uma forma que nunca imaginou: conhecendo a cozinha dos países

Atualizado em 17/10/2015

Dia 16 de Outubro é celebrado o Dia Mundial da Alimentação. Essa comemoração começou em 1981 e atualmente é lembrada por mais de 150 países, basicamente é uma data para consciencializar as pessoas sobre a questões da nutrição e alimentação. Uma das instituições que apoiam essa conscientização é a FAO (Food and Agriculture Organization), organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura.

O tema da alimentação nos remete a um lugar peculiar da casa, o lugar onde esses alimentos são feitos: a cozinha. Por esse motivo, selecionamos algumas imagens de cozinhas ao redor do mundo. A comida está intimamente ligada à identidade e cultura de um povo. Então, ao conhecer a cozinha, você acaba conhecendo também um pouco das diferenças culturais e econômicas presentes em nosso mundo.

Alguns pesquisadores, inclusive no Brasil, já dedicaram sua atenção ao estudo da cozinha ou da comida enquanto cultura. O livro a História da Alimentação no Brasil, do historiador Câmara Cascudo, é uma das principais publicações sobre a temática por aqui.

Alguma vez você já parou para pensar como é a cozinha da Groelândia? E dos Estados Unidos? Ou quem sabe da Austrália? Será que a cozinha do Paquistão guarda alguma semelhança com a sua?

Conheça algumas cozinhas, em diferentes épocas, e dê uma volta ao mundo de forma diferente:

1- Coober Pedy – Austrália

cozinhas-do-mundo-7
Cozinha subterrânea em Coober Pedy, Austrália. Esta foto apareceu em uma edição da revista National Geographic de 1963.

2- Novo México – Estados Unidos

cozinhas-do-mundo-8
Cozinha na pequena cidade rancheira de Datil, Novo México, nos EUA. Esta foto representa um pai e um filho em 1979 posando para a National Geographic em edição especial sobre a Divisória Continental da América do Norte.

3- Aliabad, Paquistão

cozinhas-do-mundo-10
Você acha que improviso é só coisa de brasileiro? Não mesmo: Nesta foto, panelas e pratos em cima de uma mesa servem como a cozinha nesta casa em Aliabad, Paquistão.

4- Budesti – Romênia

cozinhas-do-mundo-11
Um garoto aparece bastante reflexivo em uma residência humildade. Aqui, a cozinha retratada foi clicada em em Budesti, uma aldeia rural na região de Maramures na Romênia.

5- Transkei – África do Sul

cozinhas-do-mundo-12
Já pensou em uma cozinha no chão? Criado em 1959 sob o apartheid, Transkei era uma república não oficial da África do Sul.

6- Amsterdã – Holanda

cozinhas-do-mundo-13
Em uma das cidades mais liberais do mundo, uma mulher observa sua neta preparar um bolo na cozinha de uma casa de repouso em Amsterdã, na Holanda.

7- Xinjiang – China

cozinhas-do-mundo-1-838x559
Uigures é uma minoria étnica muçulmana na região chinesa de Xinjiang. Nessa foto, eles se reúnem na cozinha de um restaurante para preparar uma tortas de carne de carneiro.

8- Rio de Janeiro – Brasil

cozinhas-do-mundo-2
Brasil não está fora dessa lista: um bebê deita ao lado de um fogão na favela de Santa Marta, em Botafogo, no Rio de Janeiro, Brasil.

9- Hunza – Paquistão

cozinhas-do-mundo-5
Uma família faz chapati (pão típico da culinária indo-portuguesa) polvilhado com óleo de damasco em sua casa na região de Hunza, Paquistão. As refeições são uma importante reunião de família para o povo Hunza.

10- Tokyo – Japão

cozinha-japonesa1
Esta cozinha japonesa é feita de materiais sustentáveis como o bambu e o vidro reciclado. Ela representa o que seria uma cozinha japonesa contemporânea.