Geografia

Você sabia que a Mata das Araucárias pode desaparecer do Sul do Brasil?

A Mata das Araucárias é um tipo de vegetação especial, que só ocorre no Sul do Brasil, mas que vem sofrendo com as intervenções sem planejamento do homem.

Atualizado em 14/01/2019

A Mata das Araucárias (ou Mata dos Pinhais ou ombrófila mista) é uma formação vegetal que corresponde a um Ecossistema da Mata Atlântica.

Nela se encontra a araucária ou pinheiro-do-paraná, além de diversas outras espécies, como a erva-mate, a canela-lageana e a sassafrás.

Ela é encontrada na Região Sul brasileira e se estende pelos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Há também pequenas faixas dessa mata em São Paulo e Minas Gerais.

Você sabia que a Mata das Araucárias pode desaparecer do Sul do Brasil?

Características da Mata das Araucárias

A Mata das Araucárias possui clima subtropical e suas estações do ano têm definições precisas. Os invernos são frios e os verões, quentes.

As temperaturas na região variam bastante, dependendo da estação do ano, visto que podem ir de 25° (verão) a 0° (inverno).

A vegetação característica da região tem bom desenvolvimento por conta do clima e do relevo. O solo é constantemente úmido por conta da quantidade de cursos d’água que nunca secam, além de bastante fértil.

Na região Oeste do Estado do Paraná há uma terra roxa de solo vulcânico, proveniente de quando o basalto se decompôs. É o ecossistema ideal para que as araucárias se desenvolvam sem qualquer empecilho.

Você sabia que a Mata das Araucárias pode desaparecer do Sul do Brasil?

Fauna da Mata das Araucárias

A Mata das Araucárias é um ecossistema privilegiado no que concerne à ocorrência de espécies vegetais e animais. Isso se deve à sua localização na Mata Atlântica, que é conhecida mundialmente pelas suas riquezas naturais.

A interferência do homem na região, no entanto, tem sido desastrosa e coloca em risco muitas espécies de animais. No rol dos que podem se extinguir estão, a saber: mico-leão-dourado, esquilo, tamanduá, preguiça-de-coleira, onça-pintada, jaguatirica etc.

Tem também uma abundância de aves, donde podemos citar araponga, sanhaço, tucano, saíras, jacutinga e tiê-sangue. Há também o papagaio-da-serra e papagaio-de-peito-roxo, que são endêmicos (só ocorrem ali) e só não serão extintos se seu habitat for preservado.

Por fim, mencionemos alguns répteis que ali ocorrem, a saber: o lagarto teiú, jararacas, corais e jiboias. Já foram catalogadas na Mata das Araucárias mais de duas dezenas de espécies de primatas, a grande maioria endêmicas.

Flora da Mata das Araucárias

Na Mata das Araucárias então árvores grandes no interior de florestas compactas e espessas, com diversos tipos de vegetais. Podemos destacar os pinheiros e as muitas espécies de plantas epífitas, como orquídeas, piperáceas, bromélias etc.

Também caracterizam a região, dentre tantas outras, erva-mate, jacarandá, guabiroba, ipês variados e cedro.

Você sabia que a Mata das Araucárias pode desaparecer do Sul do Brasil?

A ação desastrosa do homem na região

A Mata das Araucárias é um dos biomas que mais sofrem com a devastação causada pela ação do homem. Extrai-se madeira para o comércio, mas sem uma política de reflorestamento. Por conta disso, já se totalizou a degradação de 2% da vegetação original.

O desmatamento vem causando a diminuição da população de esquilos. Ocorre que esses animais são os reflorestadores naturais, pois esterram as sementes e se esquecem dela. Daí a floresta se renova com essa ação simples, mas quanto mais os esquilos diminuem, menor quantidade de árvores nascerão no futuro.

Se houver a extinção das araucárias, a região toda perecerá, pois os cursos d’água secarão e os animais se extinguirão. O local tende a se desertificar, tornando impossível a permanência do próprio homem.

Você sabia que a Mata das Araucárias pode desaparecer do Sul do Brasil?

Até culturalmente a Mata das Araucárias tem valor, pois sua semente é o pinhão, muito utilizada nos Estados do Sul. O pinhão está incorporado ao folclore sulista, além de ser fonte de renda e ingrediente da receita de muitos pratos típicos.

Você sabia?

A araucária angustifólia é uma árvore de grandes dimensões, podendo chegar a mais de 50 metros de altura e com tronco de dois metros de espessura. Mas é também usada no cultivo de bonsai, que são miniaturas de plantas.

A Mata das Araucárias é do tipo que só aparece em condições bem especiais. Por conta disso, ela só ocorre no Sul do Brasil, na Nova Guiné, na Argentina, no Chile e no Sudeste da Austrália.

Se você curtiu ler sobre a Mata das Araucárias, não deixe de conhecer também uma matéria curiosa sobre as riquezas da Mata Atlântica e sua diversidade cultural.

Fonte: Info Escola, Toda Matéria, Brasil Escola, Mundo Educação, Escola Kids, CPT, Estudo Prático, Cola da Web, Grupo Escolar.

Imagens: Enem Universia, Justiça e Conservação, Serra do Mar.

Imagem de destaque: Ademir Carosia