Saúde

Você sabe qual é a pior dor que uma pessoa pode sentir?

Atualizado em 03/04/2017

Quando imaginamos a pior dor que pode-se sentir, o parto natural e as cólicas renais veem à mente da maioria de nós. Poucas pessoas acertariam essa, e nenhuma gostaria de experimentar para ter certeza.

Médicos revelaram que o sofrimento mais cruel que o corpo humano pode sentir é causado por uma doença pouco conhecida: a neuralgia do trigêmeo – distúrbio do nervo responsável pelos movimentos da face. O nome estranho se deve às três ramificações desse nervo: oftálmica, maxilar e mandibular.

O nervo trigêmeo (em amarelo) pode sofrer uma neuralgia caso seja afetado por uma artéria, o que leva ao surgimento de choques contínuos e, consequentemente, de uma dor insuportável (foto: Wikimedia/Reprodução)

“É um choque muito intenso e curto. Mas, às vezes, ele ocorre centenas de vezes num dia. Então, o indivíduo sofre tanto pela dor quanto pela expectativa da dor. É um sofrimento brutal. Antigamente, as pessoas até se suicidavam por causa da dor, porque o sofrimento era muito grande e não existia tratamento”, explica o neurologista Luiz Roberto, professor da PUC Minas.

A doença pode ocorrer em qualquer um, mas as pessoas ficam mais suscetíveis a partir dos 50 anos. Além disso, algumas pessoas podem desenvolver essa condição devido a uma lesão cerebral ou a outras anomalias.

Como se prevenir

Não há como prevenir a doença, mas existe solução para acabar com o sofrimento. “A alternativa mais eficaz são medicamentos para convulsão e epilepsia. Eles praticamente interrompem a dor, se forem tomados regularmente. Às vezes, é preciso ingerir duas ou até três vezes ao dia. É raro a pessoa parar de tomar o remédio e não sentir mais dores. Quando o medicamento não resolve, existem indicações cirúrgicas”, explica o neurologista.

 

Fonte: Revista Encontro.
Imagem da capa: Reprodução da internet.