Outros assuntos

Você sabe quais são os efeitos da tinta da tatuagem em seu corpo?

Cientistas desenvolvem pesquisa sobre os efeitos da tinta utilizada para fazer tatuagem em nosso corpo, descubra alguma delas

Atualizado em 09/12/2015

Existe algo escondido na tinta das tatuagens? Essa dúvida pode sobrevoar a cabeça de muitas pessoas, sobretudo as que pretendem fazer uma tatuagem. Mas será que todos os tatuados sabem exatamente o que uma tinta de tatuagem pode causar no corpo?

Em termos gerais, se você anda não sabe o efeito das tintas ta tatuagem em seu corpo, saiba que a ciência também ainda não sabe – mas tem encontrado alguns resultados não muito animadores.

Um pesquisador alemão tem dedicado sua vida acadêmica a entender o que a tinta de tatuagem pode causar em nosso corpo. As análises preliminares indicam que as tintas permanecem não apanas onde a pele foi marcada, mas sim caminha ao longo do corpo, esses fragmentos que transitam são encarados como um corpo estranho para nosso cérebro.

Os pigmentos fazem o corpo trabalhar mais. Já se sabe por meio de experimentos com animais que 1/3 da tinta é transportada pelo corpo. Frequentemente as tintas de tatuagem também é utilizada para pintar carros.

O que de fato acontece em nosso corpo – depois de fazer uma tatuagem?

tatuagem-3d-2

canoas-rs-o-canoense-Tatuagens-legais

Alguns institutos que se dedicam a pesquisa de efeitos de tatuagem demonstraram que os casos de Staphylococcus aureus estão aumentando entre pessoas tatuadas. O que deixa essa informação sob alerta é que as cepas dessas bactérias são altamente resistentes à penicilina – um dos principais antibióticos que temos disponíveis no momento.

O portal Lifescience publicou que os produtos químicos na tinta da tatuagem também entram no jogo de preocupações das pesquisas, porque existem peles que reagem de forma alérgica à tinta.

Devo me preocupar com os efeitos independente da tinta que usei em minha tatuagem?

tatuagem-brilha-no-escuro

tattoo-artist-100819-02

Não necessariamente. Ainda é preliminar falar que toda tinta de todas as tatuagem podem causar efeitos nocivos ao corpo e pela humana. Os pesquisadores têem se dedicado a alguns tipos mais comuns de tintas utilizadas.

O que é indicado como cautela especial, além das tintas já mencionadas, são as que brilham no escuro pois os riscos que elas causam ainda não são conhecidos. E, de acordo com algumas pesquisas, as toxinas das tintas podem entrar nos rins, pulmões ou linfonodos por meio do sistema circulatório.

tatuagem-3d-destaque

3 4 5

 

Fonte: Lifeslittlemysteries e NaturalNews
Crédito Imagens: Divulgação