Para educadores

Você sabe porque os desenhos nas caixas de cereais estão sempre olhando para baixo?

Seria mera coincidência? Uma universidade americana verificou porque as personagens na caixa de cereais estão sempre olhando para baixo. Descubra!

Atualizado em 18/11/2015

Se você é um consumidor atenciosos, certamente já deve ter observado: as personagens da caixa de cereais estão sempre olhando para baixo. Você sabe qual seria a explicação para isso? Seria mera coincidência?

Para ir atrás dessa resposta, a Universidade de Cornell, localizada nos Estados Unidos, se dispôs a analisar 65 marcas de cereais, uma das hipóteses do grupo era que o olhar das personagens que consomem cereais podem de alguma forma, influenciar no comportamento dos consumidores.

Ao verificar os resultados da pesquisa, uma comprovação veio a tona: entre os cereais, a confiança na marca chega a ser 28% mais alto quando os consumidores estabelecem contato visual com o personagem na caixa, segundo o departamento de pesquisa do Food Psicology. Foi observado também que coelho é um animal amigável, um dos cereais que utiliza um coelho chamado Trix, teve mais sucesso nas pesquisas.

Mas, por que as personagens dos cereais olham justamente para baixo?

18758644_BQYTp

Lembra quem são os maiores consumidores de cereais? As crianças, aqueles seres em miniatura. Geralmente, os cereais ficam em prateleiras altas, de os personagens estivessem olhando para frente, estariam estabelecendo contato visual co os pais das crianças e não com elas mesmas, as mais interessadas no produto.

543071846810122

Por isso uma estratégia que tem funcionado é colocar os personagens olhando para baixo e, dessa forma, aumentando a confiança e ganhando a simpatia das crianças. Poucos pais resistem a um pedido de um filho por alguns alimentos. Não é mesmo?

18758642_1VfIu

Apesar da pesquisa ter sido realizada nos Estados Unidos, se você observar as embalagens de cereais do Brasil, verá que elas seguem essa mesma tendência:

cereal_matinal_nestl_snow_flakes_embalagem_econ_mica_-_620g

Fonte: Food Psychology
Crédito Imagem: Divulgação/Reprodução