Unhas humanas também são conhecidas como lâminas ungueais. Portanto, são placas córneas de células mortas. Elas são chatas e compactas. Além disso, a unha é costuma ser resistente e translúcida.
A unha pode crescer até 3mm por mês nas mãos. No entanto, nos pés cresce somente 1mm no mesmo tempo. Quando a unha da mão cai, por exemplo, ela demora cerca de 4 meses para se regenerar totalmente. Contudo, as unhas dos pés demoram oito meses. O processo de crescimento pode alterar devido a alguma doenças ou a falta de nutrientes.
Características
A composição das unhas envolve queratina. As unhas são formadas por epitélios básicos. Por isso as principais são: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio.
- Matriz: É onde se localiza o epitélio germinativo. Como, por exemplo, a propagação celular. Sendo assim, produzem o prato ou a placa ungueal.
- Placa Ungueal: A placa ungueal é a região que cobre a parte de cima da unha.
- Leito Ungueal: Já o leito é a região que se encontra na parte de baixo da unha.
- Lúnula: É aquela manchinha branca próxima a matriz. Mais a frente iremos aprofundar sobre esta região.
- Borda livre: Essa parte é famosa por ser toda a extensão que ultrapassa o dedo. Portanto, é a área que é cortada pelas pessoas como forma de higiene. Sendo assim, evitar o acúmulo de sujeira na parte inferior dela.
- Hiponíquio: É o contorno onde a borda livre se inicia.
- Prega Ungueal Proximal: É a ligação da unha com a pele.
Função das unhas
Uma das funções das unhas é proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés. Além disso, auxilia no manuseio de pequenos objetos. Ademais, potencializa na sensibilização da polpa digital.
Manchas Brancas
A matriz ungueal onde tudo começa, é o epitélio que ocorre a proliferação das células, onde a unha começará a ser formada. Após a formação destas células forma o prato ungueal estrutura que cobre o leito ungueal que é a região por baixo da unha. Nesse prato ungueal aparece uma região conhecida como meia lua da unha, uma parte esbranquiçada como um semicírculo, essa parte da unha se chama lúnula.
A lúnula, juntamente com a matriz ungueal são as partes mais importantes e fundamentais da unha porque é neste local onde estão as células necessárias para a sua formação, ou seja, qualquer desordem, alteração, interferência ou trauma neste local acaba prejudicando todo o processo de crescimento e desenvolvimento saudável da unha.
Portanto é muito importante verificar alterações nas suas unhas, pois pode ser algum sintoma de alguma doença ou problemas em seu organismo.
O grande problema de se tirar cutículas, prática bastante comum entre as mulheres, é que fazendo isso a lúnula fica desprotegida contra infecções por microrganismos, afetando diretamente na formação e crescimento das unhas.
Doenças
As unhas também podem ficar doentes como, por exemplo, quando elas ficam opacas, quebradiças e sem brilho. Ou seja, como em casos de onicomicoses. Nesses casos, aparece fungos, manchas e até mesmo a queda da unha. Outra doenças é a psoríase ungueal que causa rachaduras. Além disso, pode deixa-la torta.
Outras razões que afetam as unhas são doenças como hipertiroidismo e alguns casos de leucemia. Ademais, o uso excessivo de esmaltes é outro motivo que enfraquece as unhas.
Fonte: Drauzio, Brasil Escola, Diário de Biologia.
Imagens: Ekonomista, Cuccio, Instituto Muratori