Você acha que os relâmpagos e tempestades acontecem de forma equivalente ao longo do globo? Ou acha que pode ter regiões que sofrem mais os efeitos desses fenômenos? Se você seu pensamento está mais alinhado com a primeira ideia, é porque ainda não conhece uma região específica da Venezuela. Venha, vamos te apresentar.
Existe um lugar muito peculiar no território da Venezuela: o encontro do rio Catatumbo com o Lago Maracaibo, que gera um fenômeno relativamente raro em outras regiões do planeta, de maneira muito frequente.
O acontecimento possui vários nomes: Farol de Maracaibo, Relâmpago do Catatumbo e, Tempestade Eterna, mas o que você precisa saber é que alguns dias do ano é possível detectar 28 relâmpagos por minuto.
Por que Maracaibo atrai mais relâmpagos do que em outras regiões?
A resposta pela qual existem maior número de tempestades próximas a Catatumbo e Maracaibo pode estar relacionada com duas questões: primeiro porque as águas do Maracaibo são cercadas por uma cadeia de montanhas (ingrediente geológico), que o envolvem quase que completamente. Além disso, o encontro das massas de ar quente e fria na região acabam fechando os ingredientes necessários para a sequência de tempestades que ocorrem diariamente na região.
Confira na sequência:
Quais são os números de Maracaibo?
As tempestades acontecem até em 300 noites por ano, 10 horas por dia, e 280 vezes por hora. O lago Maracaibo acabou ganhando destaque no Guinness, Livro dos Recordes, pela “mais alta concentração de relâmpagos do mundo”, com 250 deles por quilômetro quadrado, todo ano.
Ficou com vontade o fenômeno mas não pode ir até a região?
Conheça os registros neste vídeo, está em inglês mas a legenda manual em português pode ser ativada – não fica 100% mas da para ter uma boa ideia do que se passsa