Vikings: cultura, localização geográfica, política e economia

Os guerreiros Vikings eram grandes navegadores e construtores de barcos, que conseguiram navegar distantes mares, sendo temidos por muitos povos antigos.

Conheça os Vikings, guerreiros navegadores que nos fascinam até hoje

Os Vikings viveram no Norte da Europa, de onde partiram para conquistar novas terras e dominar povos.

Eram grandes navegadores, comerciantes e agricultores, sendo que conseguiram aterrorizar outros povos.

Muito de sua história ainda fascina a humanidade, como a forma de escolha do rei e a lendo do deus Thor e seu martelo.

Conheça os Vikings, guerreiros navegadores que nos fascinam até hoje

Contexto Histórico

Os Vikings eram uma remota civilização que surgiu na região da Escandinávia, sendo hoje Suécia, Dinamarca e Noruega. Eram igualmente denominados de Nórdicos ou Normandos, e viveram o auge dos séculos VIII e XI. Desenvolveram a agricultura como poucos, porém também se dedicando ao comércio marítimo.

Eles eram grandes guerreiros e, ao atravessarem os mares para comercializar, aprenderam a pirataria e promoveram invasões. A região onde hoje está a Grã-Bretanha foi atacada e saqueada muitas vezes por eles.

Do século VIII em diante, os Vikings deixaram a Escandinávia no intuito de expandir território, tendo se fixado na Islândia e na Bretanha. Eles só foram expulsos pelo Rei Inglês Henrique II, no ano de 1154.

Estrutura Social

Os Vikings tinham uma sociedade estratificada e de camada bem delimitadas, estando o rei no topo. Depois vinham os homens mais ricos e poderosos, abaixo desses os com menos terras e pequenos comerciantes. Por fim, na base da pirâmide estavam os escravos.

Escolhiam o rei dentre os melhores guerreiros, que tinham que lutar até derrotar o adversário, para ser coroado. Dessa forma, não era um direito hereditário se tornar rei, mas necessitava de força e sabedoria para costurar conchavos.

Conheça os Vikings, guerreiros navegadores que nos fascinam até hoje

Uma economia agrícola e mercantil

A posse e o cultivo da terra determinavam o lugar que a pessoa ocuparia na sociedade, já que eles valorizavam a agricultura.

Mas eles também produziam peças de artesanato e sabiam comercializar produtos como poucos povos. Habilidosos na construção de barcos ligeiros e bons para navegarem, atingiram povos distantes na prática do comércio.

Há relatos de que os Vikings estiveram da Rússia ao Império Bizantino, não faltando quem afirme que vieram à América antes Colombo.

Uma rica cultura

Os Viking eram bons artesão e tinham um dom especial para o requinte. Seus barcos de guerra possuíam os cascos talhados com relevos de muitos temas, alguns como ostentação e outros para proteção.

Os objetos que utilizavam no dia a dia também eram trabalhados e pintados ricamente, posto que representavam status social. As mulheres mais ricas tinham o corpo enfeitado com joias de apurado bom gosto.

Conheça os Vikings, guerreiros navegadores que nos fascinam até hoje

Uma religião mitológica

Os Vikings era politeístas, ou seja, adoravam diversas entidades, a maioria ligada a fenômenos naturais e do cotidiano.

Mas seu deus mais famoso é o Thor, o senhor dos trovões e das batalhas, que carregava consigo um martelo. Mas haviam muitos outros, donde citamos as Valquírias, deusas que levavam os espíritos dos guerreiros falecidos.

A cultura dos Vikings e as lendas de povos violentos e imbatíveis chegou aos nossos dias, sendo retratada em filmes e jogos eletrônicos. Também o deus Thor e seu martelo já foi mostrado em desenho animado e no cinema.

Achou interessante saber sobre os Vikings, então leia também sobre a Noite de São Bartolomeu, que massacrou milhares em Paris.

Fonte: Wikipédia, Só História, História do Mundo, Info Escola, Sttode, Toda Matéria, Ensinar História, Seu History, Mundo Educação, Sua Pesquisa.

Fonte da imagem: O Salsichão, Historia Zine, Tô Longe de Casa, Hundead Vikings.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.