Você pode estar sob o controle mental de micróbios

O quê? micróbios? você ouviu bem!
Você já deve ter se perguntado o motivo das ações de alguma pessoa, de forma geral no ultimo século a psicologia se propôs a explicar o comportamento humano, e suas motivações.
Mas e se um segundo fator externo também influenciasse nosso comportamento? No reino animal é relativamente comum organismos ficarem sob o controle mental de parasitas. Por exemplo o fungo Cordyceps infecta formigas e as fazem viajar logas distâncias antes de mata-las.
Essas histórias de horror não se restringe aos invertebrados – e os humanos não são imunes.
O parasita Toxoplasma gondii necessita do ser humano para completar o seu ciclo de vida, somos infectados por esse protozoário quando entramos em contato com fezes de gatos contaminados (ou comer carne crua).
O T. gondii faz coisas estranhas com os ratos para se certificar de que eles entrem em contato com gatos. Eles, os ratos, perdem a inibição de gatos e suas urinas. Eles se tornam mais exploradores e passam mais tempo à luz do dia.
Mas coisas mais estranhas acontecem mesmo quando os seres humanos entram em contato com T. gondii . Os homens são mais propensos a estar em acidentes de carro devido a comportamentos mais imprudentes . Eles também ficam são mais agressivos e mais ciumentos.
Mulheres, entretanto, ficam mais propensas a cometer suicídio . Foi até mesmo sugerido que T. gondii poderiam estar envolvidos com a demência , transtorno bipolar , transtorno obsessivo-compulsivo e autismo .
Há até mesmo provas em mais de 40 estudos que as pessoas que sofrem de esquizofrenia têm níveis elevados de anticorpos IgG, responsáveis por combater o T. gondii.
De forma geral essas mudanças de comportamento ocorrem pois o T. gondii no organismo influencia os níveis de concentração de neurotransmissores, como a dopamina.
Micróbios controladores de mentes

Além do T. gondii, existem outros mestres do fantoche. Foi mostrado recentemente que os micróbios que são abundantes em e nosso organismos também podem exercer uma influência sobre o nosso comportamento.
Os micróbios intestinais que ajudam digerir os alimentos podem afetar diretamente a produção de outro neurotransmissor (serotonina) no cólon e no sangue, o que pode, por sua vez, afetar os comportamentos comunicativos, ansiosos e nervosos (sensório-motora).
Pesquisa mais aprofundadas, vão começar a desvendar como esses monstros microscópicos estão manipulando nossas decisões – e sua influência na sociedade, na cultura e na política não deve ser subestimada.
Este artigo contêm partes do texto originalmente postado no The Conversation.
Crédito da imagem da capa: Shutterstock.