História

União Ibérica: como foi a unificação das Coroas de Portugal e Espanha

Atualizado em 28/11/2018

A União Ibérica, que ocorreu entre 1580 e 1640, foi a unificação das Coroas espanhola e portuguesa. Isso se deu depois da crise sucessória do trono português.

A crise foi o fim da Dinastia de Avis, que coroou o rei Filipe II, da Espanha, como rei tanto de Portugal quanto da Espanha.

A União Ibérica foi a unificação das Coroas de Portugal e Espanha

O monarca que desapareceu na Batalha de Três Reis

A Batalha de Alcácer-Quibir foi travada no norte de Marrocos em 4 de agosto de 1578. Os portugueses, liderados pelo rei D. Sebastião, aliados ao exército do sultão Mulei Maom, combateram um grande exército. Era o sultão Mulei Moluco, que gozava do apoio otomano.

A batalha resultou na derrota portuguesa, bem como com o desaparecimento em combate de D. Sebastião. Sem contar que a nobreza portuguesa ou foi aprisionada ou foi morta.

Os três reis morreram na trágica batalha. E foi o fim da Dinastia de Avis, assim como a perda da independência de Portugal para a Espanha por 60 anos.

A União Ibérica foi um dos maiores impérios da história

D. Felipe II, rei da Espanha e neto do falecido rei português D. Manuel I, foi reconhecido rei de Portugal. Prometeu respeitar os costumes e privilégios dos portugueses.

Nascia assim a União Ibérica, associação política entre as monarquias de Portugal e Espanha, que se tornou um dos maiores impérios da história.

Era detentora de toda a tecnologia existente na época e dominou territórios em quase todas as partes do planeta.

A União Ibérica foi a unificação das Coroas de Portugal e Espanha

A União Ibérica e o Brasil

Para o Brasil, a formação da União Ibérica teve mudanças consideráveis, por exemplo o fim da linha imaginária do Tratado de Tordesilhas. Isso permitiu uma expansão para o oeste e para o interior do continente.

As entradas, expedições exploratórias realizadas pela Coroa com o fim de encontrar riquezas e capturar índios, resultaram em uma efetiva expansão territorial.

A União Ibérica também atraiu os inimigos da Espanha para os territórios portugueses. No Brasil tivemos ingleses, holandeses e franceses tentando se fixar por aqui.

Destaque para a invasão holandesa em Pernambuco, a qual alcançou o monopólio da atividade açucareira na região e durou cerca de 25 anos (1630 – 1654).

Você gostou de saber mais sobre a União Ibérica? Então não deixe de ler também sobre a Guerra dos Cem Anos, que foi um conflito entre Inglaterra e França.

Fonte: Brasil Escola, História do Mundo, Toda Matéria, Mundo Educação, Info Escola, Escola Kids.