Um rinoceronte branco foi baleado e morto por caçadores em um zoológico de Paris

Por João Pedro

Um rinoceronte branco macho de 5 anos foi baleado e morto por caçadores na madrugada de terça-feira. Os criminosos invadiram o zoológico de Thoiry e mataram o animal, apelidado de Vince, com 3 tiros na cabeça.

O zoológico encontrou o corpo do animal pela manhã sem o seu chifre frontal, eles suspeitam que os criminosos usaram um serra elétrica para extrair o chifre.

“Vince foi encontrado esta manhã pelo seu zelador, que é muito apegado aos animais que ela cuida e está profundamente abalado”, disse o zoológico na declaração. “Esse ato odioso foi perpetrado apesar da presença de cinco membros da equipe do zoológico vivendo no local, e câmeras de vigilância. ”

O rinoceronte branco está listado como “Quase ameaçado” na Lista Vermelha da UICN. Isto é em grande parte devido à procura por seu chifre, principalmente na China e em partes do sudeste da Ásia. Os chifres são “apreciados” por suas supostas propriedades afrodisíacas, muito usado na medicina tradicional chinesa.

É a primeira vez que caçadores matam um animal dentro de um zoológico europeu. Normalmente os criminosos roubam os chifres de exposições ou em leilões. Um chifre de rinoceronte branco pode valer algumas dezenas de milhares de euros no mercado negro.

 

Com informações de IFLScience e Le Parisien.
Imagem: ZOO THOIRY Vince 2015.

Próxima página »