Outros assuntos

Descubra como transformar seu celular em uma balança

Já precisou pesar algo e só tinha seu smartphone por perto? Descobriram uma forma de transforma-lo numa balança

Atualizado em 04/11/2015

Conhecimento Científico já publicamos uma série de notícias sobre o que você pode fazer com seu celular. Luz negra, microscópio caseiro, projetor de holograma são alguns da lista. E se você acha que já viu tudo que seu celular pode fazer, está enganado. Um programador conseguiu desenvolver uma balança a partir do Iphone.

Simon Gladman é o nome do “nerd” que utilizou seus neurônios para desenvolver uma balança de alimentos para aparelhos iPhone 6 e iPhone 6 plus. O que ele utilizou? O caminho de sua pesquisa está diretamente relacionada com a tecnologia 3D touch, próprias do aparelho.

Ficou interessado em saber como o celular foi transformado em uma balança? O primeiro passo que Gladman fez foi o jailbreak – para quem não sabe: essa função desbloqueia alguns recursos no celular, assim o aparelho passa a ser algo “customizável”.

O criador do aplicativo publicou o “como fazer” em algum lugar?

Plum-O-Meter

Sim. Simon não é o tipo de programador ou nerd que utiliza os conhecimentos apenas para o próprio “consumo”. Diferente disso, ele gravou e publicou um vídeo para compartilhar o processo. Para deixar a transformação da balança ainda mais transparente para o público, Simon deixou os códigos em open source no site GitHub.

O problema é que tudo isso pode não ser útil a quem não possui conhecimentos prévios na área da programação.

Como a balança para celular foi testada?

Simon utilizou 3 ameixas para fazer o teste de precisão e verificar se sua balança criada com o código postado realmente funcionam. O aplicativo Plum-O-Meter, mostra nos círculos da tela qual das duas frutas é mais pesada. Confira no vídeo a seguir