A Técnica Pomodoro é uma forma de gerenciar o tempo, intercalando períodos de foco intenso com pausas para descansar o cérebro. O intuito é ter maior concentração nas atividades e ser mais produtivo.
Sendo assim, essa técnica é muito boa para as pessoas que gostam de procrastinar ou que têm problemas de concentração. Ela também é útil para quem é muito ansioso e, por isso, não consegue se organizar para realizar suas atividades.
Essa técnica foi criada pelo desenvolvedor, empresário e autor italiano Francesco Cirillo. Como ele usava um timer de cozinha em formato de tomate para marcar o tempo de concentração e as pausas de descanso, acabou dando o nome de Técnica de Pomodoro ao método, já que pomodoro em italiano é tomate.
Para colocá-la em prática, você pode acessar o site Técnica Pomodoro e usar o cronômetro, que já é programado para 25 minutos. Mas você pode regular o período de foco e de pausas de acordo com as suas necessidades.
O que é a Técnica de Pomodoro?
O criador da técnica de Pomodoro foi o desenvolvedor, empresário e autor italiano Francesco Cirillo. Na época em que estava cursando a universidade, Cirillo usava um timer de cozinha em formato de tomate para aumentar a sua produtividade nos estudos.
Este timer de cozinha marcava o intervalo de 25 minutos e apitava no fim. Dessa forma, durante 25 minutos, Cirillo focava nos estudos e depois fazia uma pequena pausa.
Com o passar do tempo, ele percebeu que fazer as tarefas com foco por 25 minutos e depois fazer uma pausa tinha bons resultados. Sendo assim, ele desenvolveu a Técnica Pomodoro, divulgada em 1992.
Portanto, o Método Pomodoro é bem simples: consiste em focar por 25 minutos e tirar pausas de cinco minutos. Além disso, a cada 25 minutos é bom fazer uma pausa maior, de 15 a 30 minutos.
Vale destacar que a Técnica Pomodoro é totalmente gratuita. Desse modo, para colocá-la em prática, você pode acessar o site Técnica Pomodoro e usar o timer online gratuito do site, que já é programado para 25 minutos.
Outra opção é usar o cronômetro do computador, celular ou relógio. Contudo, a vantagem do site é que você não precisa programar nem ficar de olho no cronômetro. Afinal, ele já é programado e desperta quando chegar o momento das pausas. Ou seja, no site você só precisa clicar em iniciar.
Como funciona a Técnica Pomodoro?
A Técnica Pomodoro funciona por meio da divisão do fluxo de trabalho em blocos de concentração intensas. A ideia é conseguir melhorar a agilidade do cérebro ao estimular o foco durante certo período de concentração profunda. Para colocar essa técnica em prática, você precisa apenas de:
- Uma lista de tarefas
- Timer ou cronômetro
- Lápis e borracha
O primeiro passo é fazer uma lista com as tarefas que precisa cumprir durante o dia. Depois disso, é só dividir o seu tempo em períodos de 25 minutos, que são chamados de pomodoros.
Para começar a cumprir suas tarefas, coloque o timer ou cronômetro para despertar em 25 minutos. Durante cada pomodoro, você precisa focar totalmente em cumprir uma das tarefas. Quando o cronômetro apitar, faça um X nas tarefas concluídas ou anote o status do seu trabalho (por exemplo, 30% concluído).
Depois disso, faça um intervalo de 5 minutos e descanse a sua mente. Aproveite também para ir ao banheiro, tomar um café e afins. Quando os 5 minutos chegarem ao fim, coloque novamente o cronômetro para despertar em 25 minutos e, durante esse tempo, se concentre na sua tarefa.
Após cumprir quatro ciclos de pomodoro, faça uma pausa maior de 15 a 30 minutos para descansar. É importante não pular os intervalos, pois eles são essenciais para descansar o cérebro e aumentar a sua agilidade mental.
No entanto, se achar que os pomodoros de 25 minutos não funcionam, é possível adaptar o método para o seu ritmo. Para isso, encontre o tempo de foco e de pausa que melhor funciona para você. Por exemplo, fazer pomodoros de 40 minutos e descansar 10 minutos.
Quais são os efeitos alcançados pela Técnica Pomodoro?
Com a Técnica Pomodoro, é possível reduzir a ansiedade e aumentar o seu foco e concentração nas tarefas. Com isso, você consegue evitar o desperdício de tempo e distrações. Por exemplo, ao anotar as tarefas que precisam ser feitas, você consegue se organizar melhor para cumprir todas elas.
Além disso, ao se concentrar profundamente na realização das tarefas durante os períodos de 25 minutos, você consegue realizar as tarefas propostas, evitando a procrastinação. Após alguns dias usando essa técnica, você será capaz de entender:
- O que costuma te distrair
- Quais são as principais interrupções no seu trabalho
- Quanto tempo você leva para realizar cada tipo de tarefa
Vale destacar que dá para usar a Técnica Pomodoro nos mais diversos tipos de tarefa como, por exemplo, estudo, trabalho, atividades domésticas, projetos e etc.
Quem pode usar a Técnica Pomodoro?
Qualquer pessoa pode usar a Técnica Pomodoro. Sendo assim, ela é útil para estudantes, concurseiros, vestibulandos, trabalhadores e afins. No entanto, a Técnica Pomodoro costuma ser mais usada por pessoas procrastinadoras, que tendem a adiar suas tarefas.
Ela também é muito útil para quem tem baixa concentração ou produtividade reduzida devido ao cansaço mental. Por fim, essa técnica também é muito usada para pessoas que não conseguem organizar suas atividades por causa do excesso de ansiedade.
Principais vantagens dessa técnica
Algumas vantagens da Técnica pomodoro listadas por Cirillo em seu livro são:
- Aumento do foco e da concentração
- Alivio da ansiedade
- Aumento e manutenção da motivação
- Aumento da conscientização nas tomadas de decisões
- Melhora no processo de estudo e trabalho
- Reforço da determinação para atingir objetivos
- Aumento da produtividade
- Por fim, você tem um melhor gerenciamento de tempo
Como saber se estou gerenciando meu tempo adequadamente?
Para saber se você está fazendo uma boa gestão do seu tempo, responda as seguintes perguntas:
- Você faz uma lista de suas tarefas antes de começar ou tenta lembrar tudo de cabeça?
- Trabalha bem na corrida contra o relógio?
- Você trabalha ou estuda até ficar cansado, ou faz pausas?
- Sabe quais são as principais causas de interrupção do seu trabalho?
- Você estima quanto tempo irá gastar com certa atividade e depois consegue verificar se foi eficiente?
Enfim, refletir sobre as questões acima é uma forma de analisar como está o seu ritmo de trabalho. Com isso, você pode ajustar a sua forma de trabalhar, podendo usar a Técnica Pomodoro para isso.
Fontes: TP, Ware, Na prática e, por fim, Brasil Escola