História

Socialismo Utópico – O que é, como surgiu e principais ideias

O socialismo utópico é inspirado por ideais da Revolução Francesa e efeitos negativos da Revolução Industrial e imagina uma sociedade ideal.

Atualizado em 09/02/2020

Por causa dos problemas causados pela sociedade capitalista, diferentes pensadores buscaram ideias inovadoras. Foi nesse sentido que surgiu a primeira corrente de pensamento socialista moderna: o socialismo utópico. Os principais pensadores do movimento eram Robert Owen, Saint-Simon, Charles Fourier, Pierre Leroux e Louis Blanc.

No século XIX, inspirado pelo Iluminismo, teóricos se voltaram para o racionalismo. Apesar disso, os pensadores iluministas não faziam uma crítica real ao capitalismo, já que acreditava em suas práticas. Leia também o que é socialismo, sua história e sua origem.

Vamos agora entender o que defendiam esses teóricos e o contexto em que essas ideias propunham.

Ideias do socialismo utópico

Socialismo Utópico: o que é, como surgiu e principais ideias
Red Stone

Os conceitos dos primeiros pensadores defendia o estabelecimento da sociedade ideal. Nesse mundo, seri possível criar uma ordem de igualdade e harmonia entre as classes sociais. Ou seja, não haveria necessidade de exploração ou opressão na busca por lucro.

Além disso, os primeiros ideais socialistas rejeitavam vários valores já estabelecidos. Só para ilustrar, podemos citar as autoridades externas na figura do patrão.

Ao mesmo tempo, o socialismo utópico também valorizava a crítica acima de tudo. Sendo assim, até mesmo religião, ciência e instituições políticas estariam sujeitas a um olhar crítico constante.

Origem do socialismo utópico

Socialismo Utópico: o que é, como surgiu e principais ideias
Laboratório Filosófico

O socialismo utópico surgiu no início do século XIX, na França. Na época, haviam várias crises causadas pelo sistema liberal, como miséria e condições precárias para os cidadãos que vinham do meio rural. Além disso, jornadas de trabalho exageradas adicionavam ainda mais problemas.

Uma vez que os teóricos perceberam que os valores da Revolução Francesa não deram certo, precisaram inovar. Diante dessa realidade cheia de problemas, intelectuais começaram a levantar questões. Foi nesse contexto que surgiram os primeiros pensamentos do socialismo utópico. Entenda o que foi a Revolução Francesa.

O nome da corrente foi inspirado na obra “Utopia”, de Thomas Morre, de 1516. Conforme o nome diz, a filosofia defendia um modelo idealizado de uma sociedade igualitária.

Diferenças entre o o socialismo utópico e socialismo científico

Socialismo Utópico: o que é, como surgiu e principais ideias
Lucha de Clases

O socialismo científico foi uma corrente que surgiu a partir dos conceitos do utópico. Criada por Karl Marx e Friedrich Engels, a doutrina compartilhava valores socialistas, mas criticava o socialismo utópico.

Segundo Marx, o modelo utópico não estabelecia maneiras de atingir a sociedade ideal. Ou seja, o socialismo utópico era baseado apenas em ideias burguesas de fantasia. e não poderia ser implementado. Leia mais sobre a vida e a obra de Karl Marx.

Para isso, os marxistas tinham uma solução. A sociedade de igualidade precisaria de uma reforma social com luta armada de classes.

Fontes: InfoEscola, Brasil Escola, Toda Matéria

Imagem de destaque: Nodrada