Saúde

Seu smartphone pode ajudar a encontrar a cura do cancer e da Zika, saiba como

Atualizado em 15/03/2017

Os cientistas querem sua ajuda para encontrar a cura para o câncer e Zika. O objetivo é ajudar a encontrar curas para seis tipos de câncer, incluindo tumores cerebrais, câncer de fígado e câncer ósseo. E de quebra identificar potenciais candidatos a medicamentos para combater o vírus da Zika.

Seu dispositivo Android tem poder de computação que pode ser colocado para trabalhar para os cientistas.

Para descobrir quais compostos podem combater melhor as células cancerosas, os pesquisadores usarão uma ferramenta de simulação, onde será possível prever o desempenho de um composto. O projeto visa a identificação de compostos químicos que inibem a função de quatro tipos de proteínas associadas ao câncer.

Já o projeto OpenZika realizará experiências “virtuais” na busca de tratamentos para o vírus da Zika, tendo em vista que a Organização Mundial de Saúde declarou emergência de saúde pública global.

Créditos: IBM

O OpenZika irá pesquisar milhões de compostos nos bancos de dados existentes, contra modelos de estruturas de proteínas da Zika (e também contra estruturas de proteínas de vírus relacionados, incluindo o vírus do Nilo Ocidental e Dengue). Estes resultados computacionais serão compartilhados rapidamente com a comunidade de pesquisa e o público em geral.

Como ajudar?

Você precisará baixar um aplicativo. Os investigadores irão dar acesso a um super-computador virtual. A potência dos dispositivos, quando não estão sendo usados, pode ser canalizada para analisar os compostos químicos.

Para baixar o aplicativo basta acessar o site da IBM World Community Grid e se inscrever. Mais de três milhões de computadores e dispositivos móveis usados ​​por quase 750.000 pessoas e 470 instituições em 80 países se combinaram para criar o World Community Grid, que o torna um dos maiores supercomputadores do planeta.

Fonte: Techxplore e Phys.org.