Física & Química

Sensação térmica – Quando ocorre e tipos de transferência de calor

Sensação térmica se define como a forma que nossos sentidos percebem a temperatura do ar. Saiba o que acontece é como ela se altera.

Atualizado em 20/08/2020
Por Dayane Borges

É comum expressarmos o que estamos sentindo de acordo com a temperatura ambiente, quando muito frio ou calor. Nesse sentido, o que sentimos é denominado sensação térmica e é definida quando a temperatura do ar e velocidade do vento se combinam.

Dessa forma, essa sensação térmica na pele pode ser classificada em quatro tipos de transferências de calor entre dois corpos, sendo elas por condução, evaporação, irradiação e radiação.

Nesse sentido, o termo sensação térmica só começou a ser usado durante a Segunda Gerra Mundial, no inverno rigoroso que atingia os guardas alemães e russos. Nesse sentido, foi observado que o frio extremo gerava efeitos no organismo. Com isso, criou-se um quadro que indicava a sensação térmica de acordo com a velocidade do vento.

Sensação Térmica
Fonte: Go Ahead

Sensação térmica e os tipos de transferência de calor

Em resumo, a transferência de calor entre dois corpos se dá por condução, evaporação, convecção e radiação. Por esta razão, possuem características diferentes. Veja:

Condução

Ocorre quando o átomo do material se agita sem que haja o transporte de matéria. Com isso, a agitação ocorre devido ao aumento de energia cinética presente nos átomos que constituem o material. Por esse motivo, a energia cinética corresponde à movimentação dos corpos.

Sensação Térmica - Quando ocorre e os tipos de transferência de calor
Fonte: Docplayer

Nesse sentido, existem substâncias e matérias que desempenham melhor o papel de conduzir calor, como os metais. Porém, substâncias como o ar e a lã bloqueiam a sensação térmica e são denominados isolantes térmicos.

Evaporação

Nessa caso, a transferência é transformada do estado líquido para o gasoso, quando o corpo recebe calor. Nesse sentido, se observa o suor do corpo humano que, ao transpirar, libera partículas de suor na pele. Dessa forma, o suor é a evaporação da água armazenada no organismo.

Logo, outro exemplo que podemos utilizar é a água presente em rios e mares. Nesse caso, ao ser aquecida pelos raios solares as águas dos rios e mares sofrem processo de evaporação, fazendo com o que as moléculas da água atinjam maior energia cinética.

Sensação Térmica - Quando ocorre e os tipos de transferência de calor
Fonte: UOL

Convecção

Em síntese, a transferência de calor por convecção ocorre entre líquidos e gases. Dessa forma, a convecção é formada quando há diferença de densidade entre as partes frias e quentes dos líquidos e gases. Nesse sentido, é possível observar a o processo de convecção no resfriamento dos alimentos em geladeiras.

Radiação

Fonte: Quero Bolsa

Uma outra forma de transferência de calor entre os corpos é por meio da radiação, gerada em decorrência de ondas eletromagnéticas. Dessa maneira, ondas de calor que aquecem a Terra, aquecedores solares, garrafas térmicas são alguns exemplos.

Em síntese, o que ocorre é o caminho pela qual as ondas de calor percorrem, ou seja, ocorre no vazio, na falta de matéria.

Gostou da matéria? Confia também essa outra sobre as Nuvens – Como são formadas, principais tipos e características

Fontes: Brasil Escola, Mundo Educação

Imagem de destaque: Mais Santos

Próxima página »