Para educadores

Saiba porque sons de pessoas comendo te irrita

Atualizado em 10/02/2017

O som de pessoas mastigando pode levar indivíduos há loucura , e agora os cientistas descobriram a explicação neurológica para essa estranha condição.

Se você se irrita com sons como os emitidos na mastigação de alimentos provavelmente você faz parte dos 20% da população que sofrem da condição chamada misofonia.

misofonia , descreve as emoções irracionais que surgem  em alguns de nós quando ouvimos certos ruídos repetitivos sendo produzidos por aqueles que nos rodeiam. As pessoas com esta condição experimentam aborrecimento ou até mesmo raiva ao estalar de um teclado, o barulho de um pacote de salgadinhos abrindo, ou o ranger de dentes.

Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychology em 2014 sugeriu que a Misofonia poderia afetar até 20 por cento da população, enquanto um estudo de 2015 em Australasian Psychiatry argumentou que a condição estava associada com transtorno obsessivo compulsivo e ansiedade.

Agora, uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade de Newcastle no Reino Unido encontrou evidências de alterações no lóbulo frontal do cérebro que poderiam explicar a resposta emocional desencadeada por sons naqueles com misofonia.

Enquanto  uma pessoa comum pode sentir um leve incomodo com esses sons, ter misophonia transforma um som irritante em uma experiência agonizante, pois o som se espalha através de diferentes partes do cérebro, por exemplo as áreas que nos diz quando lutar ou fugir.

O líder da equipe, Sukhbinder Kumar, descreveu o impacto de sua descoberta: “Para muitas pessoas com misofonia, isso será uma notícia bem-vinda, pois pela primeira vez, demonstramos uma diferença na estrutura e função do cérebro em pacientes”.

Infelizmente para aqueles com misophonia, a descoberta não vem com uma cura fácil. No entanto pode nos ajudar a simpatizar e considerar mastigar com a boca fechada 🙂

 

Artigo publicado na Science Alert.
Imagens: Shutterstock.