Geografia

Saiba como os impactos ambientais pioraram a qualidade de vida na Terra

Os impactos ambientais, que começaram lá na Revolução Industrial inglesa, chegaram aos nossos dias como um vilão ambiental do planeta.

Atualizado em 12/01/2020

Impactos ambientais são as consequências negativas ao meio ambiente, que se originam de ações humanas.

Tais ações podem provocar várias formas de degradação ambiental no solo, na água, no organismo dos animais e na vegetação.

Breve histórico da degradação ambiental

Foi na Revolução Industrial iniciada na Inglaterra, em meados do século XVIII, que os impactos ambientais começaram.

A transição da manufatura para a indústria mecânica, gerando o aumento da produção e a ascensão de novas tecnologias, por certo alterou o modo de vida no planeta.

Naquela época as florestas foram derrubadas, certamente para se obter carvão para as máquinas e o ar foi poluído pelas chaminés das fábricas.

Saiba como os impactos ambientais pioraram a qualidade de vida na Terra

No Brasil, a degradação ambiental começou cedo, com o fim de se explorar o pau-brasil, que quase se extinguiu. Depois se derrubou a Mata Atlântica, com o propósito de abrir espaço para as roças de cana-de-açúcar e, posteriormente, para o café.

O que são os impactos ambientais?

Os impactos ambientais são as consequências das atividades humanas na natureza. Eles afetam o planeta de diversas formas e podem causas estragos irreparáveis.

Tais impactos podem ser locais, por exemplo, a poluição urbana do ar. E podem ser regionais, como a chuva ácida. Já os impactos globais são o efeito estufa, o desmatamento, a degradação costeira e marinha.

Os impactos ambientais mudam as condições normais de funcionamento da natureza. Podem também causar danos irreversíveis ao mundo. Desde assoreamento e poluição da água, desertificação, infertilidades do solo, perda de espécies vegetais ou animais.

Saiba como os impactos ambientais pioraram a qualidade de vida na Terra

Como ocorrem os impactos ambientais?

As atividades humanas que mais causam impactos ambientais são a mineração, a agricultura, a exploração florestal.

Também tem a produção de energia, os transportes, as construções civis como estradas e cidades, além das indústrias básicas químicas e metalúrgicas.

As agressões do ser humano ao meio ambiente ficaram mais intensas depois que houve a Revolução Industrial. Isso aconteceu particularmente no século XX, por causa do grande aumento da população e do consumo nos países industrializados.

Por isso, a maior parte dos impactos ambientais são causados pelo homem direta ou indiretamente.

Em que resultam os impactos ambientais?

Entre as principais consequências dos impactos ambientais podemos citar:

  • mudanças no clima
  • extinção de espécies e de seus habitats
  • poluição do ar
  • diminuição da qualidade de vida
  • elevação do nível do mar
  • rios que secam

Saiba como os impactos ambientais pioraram a qualidade de vida na Terra

O combate aos impactos ambientais

A primeira medida para se conseguir combater os impactos ambientais é a mudança de consciência das pessoas. Só depois é que se poderá efetivar leis e políticas ambientais.

Algumas ações que se podem realizar:

  • separação, descarte adequado e reciclagem do lixo
  • replantio de florestas
  • cuidar da água
  • diminuição da poluição dos automóveis
  • uso de produtos biodegradáveis

Curiosidades

Em 1952, a chamada “névoa matadora” matou mais de quatro mil pessoas em Londres, por isso quatro anos depois foi aprovada a Lei do Ar Puro na Inglaterra.

No dia 5 de novembro de 2015, houve o rompimento de uma barragem de rejeitos de mineração em Mariana (MG), por certo a maior tragédia ambiental do Brasil.

Ocorreu a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos, além disso, a formação de uma onda de lama de aproximadamente 10 metros de altura.

Você gostou de ler sobre os impactos ambientais? Não deixe de conhecer também a migração internacional que fala do deslocamento das pessoas pelo mundo.

Fonte: Sttod, Mundo Educação, Toda Matéria, Brasil Escola, Significados, Portal Educação, Sua Pesquisa.