História

Quem foi Périplo Africano e o que ele representou para o Brasil?

O Périplo Africano tinha a intenção inicial de chegar às Índias por um caminho alternativo, só que os portugueses decidiram pela conquista de territórios.

Atualizado em 04/03/2019

O Périplo Africano foram diversas viagens feitas pelos portugueses nos séculos XV e XVI. Eles tencionavam descobrir uma alternativa para chegar às Índias, na época das Grandes Navegações.

O desafio seria contornar o continente africano em sua região Sul, para então seguir até o Oriente. Nesse meio tempo foram descendo pela costa africana, onde constituíam feitorias com fins comerciais.

Por fim, Vasco da Gama chegou a Calicute, na Índia, em 1498, só que na tentativa de fazer o mesmo, Cabral descobriu o Brasil.

Saiba o que foi o Périplo Africano e o que ele representou para o Brasil

Contexto Histórico

A época das grandes navegações foi marcada pelo apoio nobreza, assim como o patrocínio da burguesia. Era preciso se lançar ao mar. Com a tomada de Constantinopla (1453) pelo turcos Otomanos, o caminho da Europa para as Índias foi cortado.

Destacaram-se no Périplo Africano vários navegadores de Portugal, dentre eles: Diogo Cão (1440-1486) e Bartolomeu Dias (1450-1500). Ressalte-se também Vasco da Gama (1469-1524) e Pero da Covilhã (1450-1530).

E foi durante as tentativas de se chegar às Índias que a frota de Pedro Álvares Cabral aportou no Brasil (1500).

Saiba o que foi o Périplo Africano e o que ele representou para o Brasil

Pela costa da África

A difícil jornada pela costa africana foi feita aos poucos, posto que os portugueses não conheciam a região. Quando se estabeleciam em um local, de forma amistosa levantavam um forte administrativo chamado feitoria.

E assim foram se estabelecendo aos poucos e várias localidades, onde deixavam um funcionário para fins comerciais.

Mas ainda faltava vencer o Cabo do Bojador, que ficava próximo da costa do Saara Ocidental. Só que a frota de Gil Eanes conseguiu atravessá-lo em 1434. E entre 1497 e 1498, Vasco da Gama conseguiu cruzar o Cabo das Tormentas e finalmente chegou às Índias.

Uma forte atividade comercial

Eram intensas as torcas de mercadorias entre portugueses e africanos, principalmente especiarias e metais. Só que começou a surgir demanda por mão de obra escrava e o interesse mudou radicalmente.

Saiba o que foi o Périplo Africano e o que ele representou para o Brasil

Construíram então o Forte de Arguim para dar suporte militar, bem como firmaram acordo com algumas tribos. Começaram assim a capturar os negros, que eram embarcados em navios negreiros. Enquanto isso a expansão continuava: Cabo Verde (1445) e Mina (1475).

O Périplo Africano foi concluído quando Vasco da Gama aportou em Calicute, na Índia (1498). Dois anos após esse feito, Pedro Álvares Cabral tentou repeti-lo e acabou chegando à costa brasileira.

Achou legar conhecer o Périplo Africano? Então leia também sobre a Revolução de Avis: o que foi e como salvou a independência de Portugal.

Fonte: Wikipédia, Toda Matéria, Dicionário Informal, Info Escola, Passei Direto, Escola Kids, Mundo História, Q Concursos.

Fonte das imagens: Cais da Memória, Efemérides do Éfemello, Ebay, Fortalezas.