Física & Química

Quanto tempo um vampiro levaria para sugar seu sangue?

E se você fosse vítima de um vampiro, quanto tempo ele levaria para acabar com sua vida e sugar todo seu sangue? A Física sabe e você descobre agora:

Atualizado em 30/03/2016

Os vampiros, como você já deve ter ouvido falar, são criaturas que fazem parte do imaginar popular e é relato em lendas de vários povos pelo mundo, ao longo da História. Se esse história toda dos chupadores de sangue tem mesmo um fundo de verdade não dá para saber, mas se vampiro existisse, quanto tempo ele levaria para sugar seu sangue?

A pergunta parece boba, mas despertou interesse da Ciência.  Estudantes do Departamento de Física e Astronomia da Universidade de Leicester, no Reino Unido, se inspiraram nos 85 anos de Drácula, estrelado nos cinemas por Bela Lugosi, para fazer cálculos e mais cálculos e tentar responder essa pergunta mortal.

Segundo eles, se fosse um adulto médio, um vampiro qualquer não levaria mais de 6,4 minutos para drenar 15% de todo o sangue da artéria carótida externa do pescoço da vítima. Essa porcentagem, conforme os pesquisadores, representam a quantidade de sangue que o morto-vivo poderia sugar sem que a frequência cardíaca fosse alterada, o que passa a dificultar os cálculos.

2

O cálculo do vampiro

Para chegar a esses dados, os estudantes usaram a dinâmica de fluídos. Nos cálculos, eles consideraram a velocidade que o sangue flui apenas da artéria carótida primitiva, embora sejam cinco dessas artérias, com espessura uniforme. Mas, junto a isso, eles questionaram a pressão do ar, a diferença de pressão, a densidade média do sangue à temperatura ambiente e até mesmo o espaço entre os furos do pescoço, que teria 0,5 milímetros de distância.

1

Sendo assim, eles apontaram que, se atacasse um corpo humano com 5 litros de sangue, em média, um vampiro consegue extrair 15% desses fluídos, ou seja, 0,75 litros de sangue; em menos de 7 minutos.

É até rápido, não é?

E, por falar em coisas estranhas que acontecem por aí, descubra também: O que acontece se você colocar um prendedor de roupa na orelha.

Fontes: Phys, Hyperscience