Física & Química

Potência elétrica, o que é, conceitos básicos e como é calculada

A potência elétrica é o quanto de energia térmica passa por um condutor dentro de um determinado espaço de tempo, essa energia é medida pelo watt.

Atualizado em 18/10/2019

A potência elétrica dispersada por um condutor pode ser conceituada como o quantum de energia que transita por ele numa quantidade de tempo.

No sistema internacional de medidas, a unidade de potência é o watt(W). Foi uma homenagem ao matemático James Watts, posto que ele melhorou a máquina à vapor.

A potência determina o quanto de energia elétrica se transformou em outra energia, dentro de uma dada unidade de tempo. O exemplo clássico é quanto à potência de uma lâmpada. Se ela em um segundo transformar cem joule de eletricidade em energia luminosa, significa que sua potência elétrica de 100 W.

O chamado Efeito Joule

Saiba o que é a potência elétrica e como ela é usada no seu dia a dia

O resistor é um dispositivo que permite aumentar a resistência elétrica de um circuito. É que quando a corrente passa, ele transforma energia elétrica em térmica, ou seja, calor.

O efeito joule é calculado por meio da fórmula: Q = i2.R.t. Ou seja, “i” = intensidade da corrente elétrica. “R” = resistência elétrica; “t” = tempo em que a corrente percorre um condutor.

O resistor dissipa a energia elétrica, a exemplo de chuveiro e ferro elétricos, aquecedor, secador de cabelo e lâmpadas incandescentes.

Cálculo da Potência no Efeito Joule

A potência elétrica em um resistor pode ser calculada da seguinte forma: P = R . i. Ou seja: “P” = potência (W); “R” = resistência (Ω); “i” = corrente (A).

Saiba o que é a potência elétrica e como ela é usada no seu dia a dia

Importa aqui usar os postulados de Georg Ohm, já que ele comprovou  que no condutor a corrente elétrica é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada. A chamada Lei de Ohm é representada assim: U = R . i. Substituindo a corrente, achamos a potência em razão da diferença de potencial, além da resistência.

Dessa forma obteremos:

P igual a U ao quadrado sobre R

Ou seja, “P” = potência (W); “U” = ddp (V); “R” = resistência (Ω).

Como calcular a Energia Elétrica

A energia elétrica que é consumida por um aparelho elétrico, que fica ligado num dado tempo, pode ser calculada. E esse cálculo não é complexo, posto que é suficiente multiplicar a potência do equipamento pelo tempo que ele funcionou. Para isso emprega-se a fórmula seguinte:

Eel = P. Δt. Ou seja, “Eel” = energia elétrica (J); “P” = potência (W); “Δt” = intervalo de tempo (s).

Saiba o que é a potência elétrica e como ela é usada no seu dia a dia

Se você notar na conta de luz da sua casa, verá que o valor da energia elétrica vem em kWh. Então, para mudá-lo em Joule para kWh, utilizamos a seguinte relação: 1 kWh = 3 600 000 J.

Leia também sobre o buraco de minhoca, o que é, estrutura e tipos do fenômenos espacial.

Fonte: Só Física, Wikipédia, Mundo da Elétrica, Toda Matéria, Mundo Educação, Comparador, Sala da Elétrica.

Fonte das imagens: Youtube, Dicas Geral, Descomplica, Clique Arquitetura.