Fauna

Transforme seu smartphone numa Pokédex que funciona

Já pensou em transformar seu smartphone em uma Pokédex? Um aplicativo permite que você identifique vários pássaros pelo mundo

Atualizado em 19/10/2015

Essa notícia vai deixar os fãs de Pokémon bastante nostálgicos: você sabia que agora seu celular pode virar uma Pokédex de pássaros que realmente funciona? Pense na seguinte situação: alguma vez na vida, durante uma viagem ou caminhada no parque, você olhou para um pássaro, teve vontade de saber seu nome, espécie, ou qualquer outra informação mas acabou desistindo de olhar Google quando chega em casa?

Se desistiu, provavelmente ficou com preguiça porque não tinha informações suficientes para concluir sua busca ou porque queria informações do mundo animal de forma mais prática e instantânea, na palma de sua mão. Agora, isso será possível, principalmente se você é do tipo que gosta de dos pássaros.

Funciona assim: desenvolveram um aplicativo gratuito e disponível para Android e iOS, onde você pode mirar a câmera do seu smartphone para os pássaros que encontrar no caminho e, em poucos segundos, muitas informações chegarão na tela do seu smartphone. O nome do aplicativo é “Merlin Bird Photo ID”, e tudo que ele precisa depois de instalado é de uma foto. Por isso é comparável a uma Pokédex: você tira a foto e recebe informações.

Quem desenvolveu esse aplicativo?

passaros-casal-prenda-victor-maia
Com o aplicativo, é possível identificar pássaros de todos os continentes.

O aplicativo foi desenvolvido pelo Laborátorio de Ornitologia de Cornell e tem a capacidade de reconhecer até 400 aves comuns. “Em 90% dos casos o aplicativo consegue identificar”, disse Jessie Barry, líder do Projeto Merlin. “Isso é incrível, considerando que a identificação de aves foi colocada em pauta na tecnologia apenas alguns anos atrás”, conclui.

recados-passaros-mensagens (1)
Será qual é o nome desse pássaro? Tente descobrir com seu aplicativo.

Banco de dados: a “Pokedex” da vida real

(Veja como o Aplicativo funciona – Vídeo em Inglês)

Embora o programa foi nomeado Merlin devido à sua “estranha” e “mágica” capacidade de reconhecer centenas de aves, a verdadeira magia vem da contribuição inestimável de amantes do pássaro que tornaram rotuláveis milhares de imagens. Merlin usa o banco de dados eBird.org, que contém mais de 70 milhões de pássaros cadastrados, para ajudar a identificar as espécies de aves específicas.

Não assistiu Pokémon ou esqueceu o que é a Pokédex?

EP003_Pidgeotto_en_la_Pokedex
Pokédex identificando um pássaro no desenho animado.

A Pokédex é uma enciclopédia que cataloga e identifica eletrônicamente de informações sobre os Pokémons.  Por isso a brincadeira de que descobrir informações sobre os pássaros seria como no mundo Pokémon. O idealizados da Pokédex foi o professor Carvalho e seu design original na primeira temporada do anime remete ao design do console portátil Gameboy.

Nos jogos, as informações sobre um Pokémon são adicionadas quando um treinador o captura pela primeira vez. No mundo Pokémon, Capturar, evoluir e trocar Pokémons são atividades necessárias para completar a Pokédex, que é um dos objetivos da maioria dos jogos.