Península, o que é? Formação, onde existe e principais características

Uma extensão de terra cercada por água é chamada de península, esta faz ligação com um continente ou região maior de terra.

Península

A península é uma extensão de terra cercada por água, mas que possui um caminho que liga ao continente ou uma porção maior de terra. Ao contrário de uma ilha, por exemplo, que fica isolada no meio da água, sem qualquer ligação com outra superfície.

Nesse sentido, a faixa de terra que faz ligação com uma península é chamada de istmo. Em outras palavras, essa estreita porção de terra faz conexão com duas extensões de terras envoltas pelo mar ou oceano. Assim, diversos continentes são compostos por penínsulas, de acordo com os elementos particulares de cada região.

Por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre a península, sua formação e características. A saber, a Yucatã e a Anatólia são duas mais famosas, já que a primeira é considerada o berço da civilização Maia. Já a segunda, é onde acredita-se que a Arca de Noé tenha encalhado.

O que é península?

A península se formou por meio da deriva continental, uma teoria sobre movimentos de grandes proporções no planeta. Acredita-se que houve uma evolução das formas de terras ao longo da era geológica. No entanto, algumas extensões de terra foram provocadas por vulcões ou ilhas que se moveram até o continente.

Península
Mochila, Câmera e Ação

Em geral, os continentes são grandes extensões de terra cercados por águas infinitas. Atualmente, existem seis principais: América, Europa, Ásia, África, Antártida e Oceania

Por outro lado, as pequenas extensões de terra são utilizadas para instalação de faróis, que tem como função avisar navegadores sobre a proximidade de terra ou ilhas.

Dessa forma, as penínsulas podem ser formadas das seguintes maneiras:

  • Nível do mar: uma elevação ou diminuição da água pode expor ou cobrir uma extensão de terra, formando uma península.
  • Movimentação tectônica: quando as placas tectônicas se movimentam pode ocasionar elevação ou rebaixamento de porções de terra.
  • Separação de continentes: ao longo da história, a desintegração de massas de terra foi um dos fenômenos que mais criou penínsulas.

Você sabia que existem penínsulas no mundo inteiro? Ainda mais, várias delas são compostas por países. Por exemplo, a Península Ibérica é composta por Portugal e Espanha.

Principais penínsulas:

  • Ibérica: Portugal e Espanha;
  • Coreana: Coreia do Norte e Coreia do Sul;
  • Itálica: Itália, San Marino e Vaticano;
  • Escandinávia: Suécia, Noruega e Finlândia;
  • Arábica: Composta pela Arábia Saudita, é a maior península do mundo com cerca de 2,6 milhões de km²;
  • Flórida: Estado da Flórida, Estados Unidos;
  • Balcânica: Grécia, Bósnia, Bulgária, Albânia, Montenegro, Sérvia, Croácia e República da Macedônia.

Como resultado, algumas penínsulas são totalmente povoadas, abrigando um ou mais países. Aliás, é importante lembrar que elas estão diretamente ligadas aos continentes ou demais porções de terra.

Por fim, o que achou dessa matéria? Se gostou, confira também: Canal do Panamá, o que é? Construção, estrutura e curiosidades

Fontes: Brasil Escola I, Brasil Escola II, Mundo Educação e InfoEscola

Imagens: O Globo e Mochila, Câmera e Ação

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.