Pantalassa, o que era? Definição, formação e evolução da Terra

Pantalassa, também conhecido como Oceano Pantalássico, era um único oceano mundial que cercava o supercontinente Pangeia.

Pantalassa, o que era? Definição, formação e evolução da Terra

A divisão continental, ou seja, a formação da Terra como é atualmente, nem sempre foi da mesma forma. Isso porque o que existia antes era um supercontinente, conhecido como Pangeia, e um único oceano mundial, chamado de Pantalassa. 

Também conhecido como Oceano Pantalássico ou até mesmo Panthalassa, o grande oceano mundial cercava o grande continente Pangeia, durante o período Paleozoico e início do período Mesozoico.  

Durante ambas as eras geológicas da terra, o Pantalassa ocupou cerca de 70% da superfície terrestre. Com o passar dos anos, e por consequência das transformações geológicas, o Oceano Pantalássico deu origem ao Oceano Pacífico. 

Mas afinal, como ocorreram todas essas transformações? Vamos descobrir!

Surgimento da Pangeia e Pantalassa

O estudo das evoluções que ocorreram no continente ao longo da história foram desencadeadas por Abraham Ortelius, em 1596, sendo um passo importante para compreender o que foi a Pangeia e a Pantalassa.

O cientista holandês, que ficou conhecido como o pai do Atlas Moderno, desenvolveu uma teoria onde as Américas teriam sido separadas do continente africano e europeu, por consequência de inundações e terremotos

Pantalassa, o que era? Definição, formação e evolução da Terra
National Museum of Australia

Para consolidar sua afirmação, Ortelius dizia que bastava observar as margens dos três continentes para ver que havia restos do rompimento continental. Sua teoria, até então muito criticada, foi resgatada no início do século XX, por Alfred Wegener. 

De acordo com Wegener, os continentes haviam se separado por conta da migração horizontal das massas continentais, ou seja, de leste a oeste e vice-versa. A movimentação, então, foi provocada devido à leveza das massas dos continentes, formadas a partir de silício e alumínio, que deslizavam sobre uma camada formada por magnésio e silício. 

Antes da formação continental como conhecemos hoje, o que existia era uma única massa continental, conhecida como Pangeia, que significa “Toda a Terra”, e cercada por um único oceano, a Pantalassa. Essa formação continental se deu no período carbonífero, ainda na era Paleozoica, por volta de 250 milhões de anos. 

A partir da Pangeia, os cientistas decidiram classificar essa massa continental em duas partes, na qual o norte ficou conhecido como Laurásia e o sul foi denominado de Gondwana. Mais tarde, ambas as divisões do único continente vieram a se separar, formando novas porções de terra. 

Características

Pantalassa, ou seja, o Oceano Pantalássico, era uma grande porção de água que cercava o único continente que existia durante a Era Paleozoica. Sua extensão era tamanha, que a Pantalassa chegou a ocupar 70% da superfície terrestre.

Como a Pangeia era a única massa de terra, sua extensão era completamente cercada por água, no casa a Pantalassa, e as temperaturas atmosféricas eram úmidas e suaves nas regiões costeiras. Já no interior do continente, o clima era seco e quente, com a presença de desertos, por exemplo. 

Pantalassa, o que era? Definição, formação e evolução da Terra
Master Geologia

Durante a transição do período Permiano para o período Triássico, a Pangeia se dividiu em dois novos continentes. Assim, foram formados, na parte norte, a Laurásia e, na parte sul, a Gondwana. 

Por volta de 65 milhões de anos atrás, ambos os continentes começaram a se dividir, dando origem aos continentes que conhecemos hoje. Por conta disso, alguns cientistas acreditam que as transformações geológicas ainda estão em andamento, mesmo que de forma lenta e gradual. 

Você sabia?

  • A Terra, de acordo com estudos realizados por cientistas, possui aproximadamente 4 bilhões de anos. Os estudos que definiram, por exemplo, o surgimento da Pangeia e da Pantalassa, foram possíveis por meio da análise de rochas e fósseis
  • O processo de transformação da superfície terrestre é classificado como eras geológicas, sendo estas divididas em cinco: Arqueozoica, Proterozoica, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica
  • Parte do que um dia foi a Pantalassa ainda pode ser observada nas placas tectônicas de Gorda, placa de Nazca, placa Juan de Fuca e placa de Coco.

O que achou da matéria? Se gostou, confira também: Atol das Rocas – O que é, localização, características e importância

Fontes: Mundo Educação, Resumo Escolar e Toda Matéria 

Imagens: Ciclo Vivo, National Museum of Australia e Master Geologia

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.