Geografia

País de Gales – História, características, localização, geografia e economia

País de Gales é uma das quatro regiões que formam o Reino Unido. Possui 3.063.456 habitantes área territorial de 20.735 km2. 

Atualizado em 08/07/2020

O Reino Unido é um país da Europa formado por quatro partes sendo, uma delas, o País de Gales. As outras três partes que formam a Grã-Bretanha são Inglaterra, Escócia e a Irlanda do Norte. O País de Gales possui 3.063.456 habitantes espalhados por uma área territorial de 20.735 km2. 

Os habitantes dessa parte do Reino Unido são denominados de galês. A língua mais falada é o inglês, porém, apenas 20% da população sabe falar o galês, segunda língua oficial. Além disso, na língua galesa, o nome do país é Cymru. A região, dentre os países da Europa, é a que mais possui castelos por quilômetro quadrado.

Vamos fazer uma viagem ao sudoeste da ilha da Grã-Bretanha para conhecer mais do País de Gales!

História do País de Gales

A princípio, a história do País de Gales tem início com os celtas que viviam na região durante a pré-história. Porém, os nativos daquela época perderam a posse das terras para os romanos que invadiram a região, no século I. Após a invasão, os romanos deram aos celtas o nome de bretões. Além disso, os romanos permaneceram no poder até o ano 400.

Logo depois, quando o domínio romano chegou ao fim, os celtas voltaram ao poder e formaram diversos reinos na região. Os ingleses, por exemplo, denominavam os bretões de galeses. Inclusive, galês – na língua inglesa arcaica – é Welsh e significa “estrangeiro”. Entretanto, na língua dos galeses, o nome do povo é Cymry, que representa exatamente “nativos do país”.

País de Gales - História, características, localização, geografia e economia
Povo Celta, nativos do País de Gales.

Como a região estava dividida em reinos, os príncipes galeses tentaram, nos séculos IX e X a união de todos os reinos. Porém, a ideia não foi bem executada e os reinos continuaram separados. Logo, em 1093, a região foi invadida por franceses que dominaram todo o sul do País de Gales. Naquela época, os franceses eram conhecidos como normandos.

Posteriormente, em 1277, a Inglaterra – com a força de todos os reis – tentou conquistar o país, mas o único que conseguiu foi o rei Eduardo I. Assim, com o país conquistado, o rei concedeu ao filho o título de príncipe de Gales, em 1301. Aliás, o título ainda é utilizado para nomear o filho mais velho do rei do Reino Unido.

Revolta dos galeses

Os galeses, insatisfeitos com a ocupação dos ingleses, se revoltam em 1401. Por alguns anos, o País de Gales se viu livre dos ingleses e se tornou um lugar independente. Porém, após 9 anos, em 1410, os ingleses voltam ao poder na região. Em seguida, em 1536, a região se une à Inglaterra e se torna, de forma oficial, parte do Reino Unido.

Ao mesmo tempo, junto à Inglaterra e o País de Gales, Escócia e Irlanda se juntaram parte formam as quatro parte do Reino Unido. Anos depois, parte da Irlanda se separou do Reino Unido, porém, a Irlanda do Norte permaneceu anexada ao país.

País de Gales - História, características, localização, geografia e economia
A Grã-Bretanha é formada pela Inglaterra, Escócia e País de Gales.

A independência na forma de governo foi solicitada no final do século XIX e início do século XX. Assim, por meio do voto popular, foi aprovada, em 1997, a criação do corpo legislativo autônomo. Ou seja, um grupo responsável por criar as leis do próprio país. Em seguida, foi criada a Assembleia Nacional do País de Gales, em 1999, tirando do Parlamento de Londres o poder de decisão política sobre o país.

Aspectos geográficos do país

O País de Gales possui 20.735 kme está localizado na parte sudoeste da Grã-Bretanha. A leste faz fronteira com a Inglaterra e, nas demais partes, o país é rodeado por trechos de mar que ligam às águas do Oceano Atlântico.

Em relação ao relevo, é possível encontrar no país montes Cambrianos e montanhas conhecidas, como Snowdonia (ao norte) e Brecon Beacons (ao sul). Além disso, a região é formada por praias e penhascos. Vale destacar que o clima que predomina no país é o temperado e o úmido. Dentre os rios mais importantes está Severn, o Wye e o Dee.

País de Gales - História, características, localização, geografia e economia
Casas do País de Gales

A população do país, os galeses, é de origem dos celtas. Os celtas eram os povos que já habitavam a região antes da chegada dos romanos, ainda no século I. Inclusive, o idioma falado no país, o galês, também se origina da língua que os celtas desenvolveram. Aliás, nas escolas, tanto o galês quanto o inglês são ensinados como idiomas principais.

Economia do País de Gales

A economia do país está voltada para os trabalhos públicos e na educação. Além disso, grande parte da população, também está inserida em bancos e na parte de turismo. Em relação à indústria, a economia é abastecida pela agricultura e a silvicultura.

Além disso, a indústria automobilística também merece destaque, além da fabricação de máquinas elétricas. Outros setores econômicos importantes são a produção de produtos químicos e siderúrgicos. Ainda na agricultura, o país é responsável pela produção de carneiros, vacas e aves, além de cevada, aveia, trigo e batata.

Você sabia?

O País de Gales é uma região que guarda muitas peculiaridades como, por exemplo, a maior quantidade de castelos por metro quadrado de toda a Europa. Além disso, se você é uma pessoa apaixonada por futebol, certamente, deve saber que o jogador que possui mais título na liga inglesa é do País de Gales. Isso mesmo, estamos falando do jogador Ryan Giggs.

Outro fato curioso é que uma das cenas do filme “Harry Potter e os Talismãs da Morte” foi gravada no país. A cena foi filmada em Pembrokeshire, na costa de Freshwater West. Durante as gravações, uma casinha foi construída, atraindo diversos turistas para a região.

País de Gales - História, características, localização, geografia e economia
´Entrada da cidade de Llanfairpwllgwyngyllgogerychw yrndrobwllllantysiliogogogoch

Agora, algo que parece brincadeira, mas não é. Olha só: Llanfairpwllgwyngyllgogerychw yrndrobwllllantysiliogogogoch. Por incrível que pareça, esse é o nome de um dos locais localizados no País de Gales. O nome só perde, em quantidades de letras, para Taumatawhakatangi­hangakoauauotamatea­turipukakapikimaunga­horonukupokaiwhen­uakitanatahu (85 letras), localizado na Nova Zelândia.

O alfabeto galês, por exemplo, não possui as letras K, Q, V e Z. Por outro lado, é formado por letras como  “ch”, o “dd”, o “ff”, o “ng”, o “ll”, o “ph”, o “rh” e o “th”. Além disso, foi no País de Gales que a primeira mensagem via rádio foi enviada, em 11 de maio de 1897.

O que achou da matéria? Se gostou, você também vai querer ler um pouquinho sobre o Chile e a Rússia.

Fontes: Escola Britannica, Portal São Francisco e Observador

Imagens: Livin la vida rick, Taringa, FHOX e UOL Notícias 

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.