Origem da Filosofia – Panorama histórico, escolas, conceitos e filósofos

A origem do pensamento filosófico se atribui á passagem do pensamento mitológico para o pensamento racional, Com Tales de Mileto e Pitágoras.

Origem da Filosofia, o que é? Panorama histórico, escolas e conceitos

Primeiramente, é muito controverso estabelecer a origem da filosofia, ou seja, o pensamento racional. Neste sentido, a maioria das visões históricas atribuem a  origem de um pensamento racional à cultura Helênica, circunscrita aos Pré-socráticos.

Neste sentido, atribui-se ao filósofo Pitágoras de Samos ( século V antes de cristo), um filósofo pré-socrático, a invenção da palavra filosofia.

Portanto, Pitágoras teria afirmado que a sabedoria plena e completa pertence aos deuses, mas que os homens podem desejá-la ou amá-la, tornando-se filósofos.

A propósito, a palavra filosofia de origem grega é composta por duas outras: Philo e Sophia. Assim, Philo deriva-se de philia, que significa amizade, amor fraterno, respeito entre iguais. Por outro lado, Sophia quer dizer sabedoria.

Nesse sentido, filosofia significa amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber. No entanto, para Pitágoras, para o exercício da filosofia, o filósofo não podia ser movido por interesses comerciais, colocando a sabedoria como uma propriedade sua, ou seja, como coisa para ser comprada ou vendida

Em outras palavras, o filósofo também não podia ser movido pela competição, ou seja, fazer das ideias e dos conhecimentos, uma habilidade para vencer competidores ou atletas intelectuais. Por outro lado, o filósofo é movido pelo desejo de observar, contemplar, julgar e avaliar as coisas, as ações e a vida.

Origem da Filosofia

Origem da Filosofia, o que é? Panorama histórico, escolas e conceitos
Pensar bem viver bem

Primeiramente, a origem da filosofia se atribui à passagem do pensamento mitológico para o pensamento racional. Neste sentido, a origem da filosofia transformou a maneira do pensamento humano anterior, em que todos os fenômenos naturais eram explicados de forma mítica, ou seja, eram atribuídos à forças divinas.

Portanto, essa mudança da forma de pensar ocorreu na cidade de Mileto, com o pensador Tales de Mileto, matemático e físico que ficou conhecido como a pessoa que inaugurou o pensamento filosófico. Assim, este pensador se preocupou com as questões relacionadas com as origens do mundo. Neste sentido, ele propôs que a água seria o elemento que deu origem a todas as coisas.

Desta forma, Tales de Mileto, inaugurou uma forma racional de pensar, sem envolver narrações fantásticas de deuses. Neste sentido, a mentalidade mítica foi se transformando e dando lugar à argumentação e ao lógos, explicação embasada na razão. A propósito, podemos identificar logos com um princípio de ordem e conhecimento como definido por Heráclito (535 a.c. – 475 a.c.).

O pensamento filosófico na origem da Filosofia

A princípio, podemos entender a lógica como um aspecto centralizador da origem da filosofia. Deste modo, a lógica se configura em persuadir utilizando argumentos lógicos e evidências de apoio. Em outras palavras, a lógica é uma técnica persuasiva utilizada na escrita e na retórica. Sendo assim, existe outro aspecto de grande importância para os filósofos, a atitude crítica.

Basicamente, a primeira característica da atitude filosófica crítica é negativa, isto é, um dizer não ao senso comum, aos pré-conceitos, aos pré-juízos, aos fatos e às ideias de experiência cotidiana. Portanto, estamos no campo da filosofia quando questionamos o que todo mundo diz e pensa, ou seja, o estabelecido.

Contudo, a segunda característica da atitude filosófica é positiva, isto é, uma interrogação sobre o que são as coisas, as ideias, os fatos, as situações, os comportamentos, os valores e nós mesmos. Enfim. O que é? Por que é? Como é? São indagações fundamentais da atitude filosófica. Além disso, a face negativa e a face positiva da atitude filosófica constituem o que chamamos de atitude crítica e pensamento crítico.

Filosofia Pré-socrática

Origem da Filosofia, o que é? Panorama histórico, escolas e conceitos
Mitos e Lendas

Basicamente, a filosofia pré-socrática, faz parte do primeiro período da filosofia grega, logo ali na origem da filosofia. Neste sentido, os pré-socráticos desenvolveram suas teorias do século VII ao V a.c., e receberam este nome por antecederam a Sócrates.

Assim, esses pensadores buscavam respostas para  a origem do ser e do mundo nos elementos da natureza. Em outras palavras, estes temas residem na origem da filosofia.

De modo geral, esses pensadores eram chamados de “Filósofos de physis”, ou “Filósofos da natureza”. Eles foram responsáveis pela transição da consciência mítica para a consciência filosófica.

Além disso, procuraram explicar de forma racional as origem de todas as coisas, mas, mesmo assim, conservavam ainda muitos pensamentos míticos.

A princípio, a mitologia explicava o universo por meio da cosmogonia (cosmo – universo e gónos – gêneses, nascimento). Desta forma, a cosmogonia se relaciona com a origem e formação do mundo e se encontra em muitos mitos religiosos, até mesmo, na filosofia dos pré-socráticos.

Tales de Mileto, por exemplo, buscava a origem de todas as coisas na água, considerada por ele como substância primordial.

Principais Filósofos

Basicamente, no contexto da origem da filosofia, o patrono da filosofia, Sócrates, afirmava que a primeira e fundamental verdade filosófica é dizer: “Sei que nada sei”, para o discípulo de Sócrates, o filósofo Platão, a filosofia começou com a admiração.

Origem da Filosofia, o que é? Panorama histórico, escolas e conceitos
Pinterest

Por outro lado, o discípulo de Platão, Aristóteles, acreditava que a filosofia começa no espanto. Alguns dos principais Filósofos fundamentais para a filosofia:

  • Sócrates: Considerado o pai da filosofia ocidental, viveu entre 469 e 399 a,c. sua máxima de que nada sabia, foi considerada um sinal de extrema sabedoria e reconhecimento das próprias limitações, o que o levou à busca pela busca da verdade.
  • Platão: Viveu em Atenas entre os anos de 428 e 348 a.c. ( aproximadamente). Fundou em Atenas a Academia, uma Escola de filosofia, em 386, e 387 a.c. A denominação Academia, refere-se a Akademos (um herói mítico da Ática, que ajudou os Dióscuros a perseguir Teseu e Helena).
  • Aristóteles; Aluno de Platão e viveu entre 384 e 322 a.c. Em seus escritos, ele tratou de Física, Metafísica Política e Ética, entre outras. Contudo, também se interessou por Música, Biologia, Zoologia, Poesia e Artes Cênicas.

Gostou da matéria? Se gostou, leia também: Filosofia Moderna, o que é? História, principais características e filósofos

Fontes: Ead Católica, Toda Matéria, Quero Bolsa, Stoodi e Mundo Educação 

Imagens: Cosmopolitan, Pensar Bem Viver Bem, Mitos e lendas, Pinterest e Pexels

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.