Biologia

Órgãos do corpo humano – Quais são, funções e características

O nosso organismo é formado por vários sistemas, constituídos pelos órgãos do corpo humano. Sendo assim, conheça tudo sobre os órgãos que formam o nosso corpo.

Atualizado em 22/05/2020
Por Bruna Perilo

O nosso corpo é formado por diversos órgãos e sistemas, que atuam de forma conjunta para garantir o funcionamento adequado do organismo por inteiro. Desse modo, cada um dos órgãos do corpo humano compõe um sistema específico, esses que desempenham funções determinadas para promover o seu funcionamento.

Os órgãos do corpo humano são estruturas constituídas por dois ou mais tecidos diferentes. E assim, constituem os sistemas que formam o organismo, esse que depende do funcionamento de todos os órgãos. Assim sendo, o mal funcionamento de qualquer um desses órgãos pode comprometer o desempenho de todo o resto.

Então, hoje iremos conhecer os órgãos do corpo humano e também como eles funcionam dentro do nosso organismo. Vamos Lá.

Órgãos do Sistema Digestivo

Começando pelo sistema digestivo. Os órgãos que compõem esse sistema, são os responsáveis pela absorção dos nutrientes que consumimos, uma vez que também promovem o processo de digestão.

Portanto, é o sistema digestivo que faz a quebra dos alimentos, os transformando em pequenas partículas para que sejam aproveitadas, fazendo com o que não tenha utilidade seja descartado do organismo.

Sendo assim, vamos conhecer cada um dos órgãos que formam esse sistema.

Boca

É na boca que começa o processo de digestão. Desse modo, os dentes são responsáveis pela digestão mecânica, e fazem o trabalho de cortar e triturar os alimentos. Ao mesmo tempo,  a língua atua movimentando o alimento e o misturando à saliva. E a saliva por sua vez umedece o alimento e dá início a digestão química.

Faringe

A faringe é uma uma região dilatada que fica logo após a boca. Em um indivíduo adulto, a faringe tem cerca de 13 centímetros de comprimento. Assim, esse órgão é responsável por realizar a passagem do ar inalado e dos alimentos ingeridos até os demais órgãos do sistema respiratório e digestivo. Em suma, a faringe é uma espécie de ponte entre a cavidade bucal e o esôfago.

Esôfago

O esôfago é um órgão tubular de paredes musculosas, que tem cerca de 25 centímetros de comprimento em pessoas adultas. Assim sendo, o esôfago é o órgão responsável por levar o alimento até o estômago depois de ser transportado pela faringe.

Estômago

O estômago é uma espécie de bolsa interna, que fica localizado no abdômen, mais precisamente entre o esôfago e o intestino delgado. Desse modo, o estômago e órgão responsável pela digestão parcial dos alimentos, e a transformação do bolo alimentar em quimo.

Fígado

O fígado também fica localizado na região do abdômen, porém, logo abaixo do diafragma. E é a maior glândula do corpo humano e desenvolve atividade endócrina e exócrina. Por isso, o fígado é o órgão responsável pelo armazenamento e filtração das substâncias.

Intestino

  • O intestino delgado: é um órgão tubular localizado entre o estômago e o intestino grosso. E é responsável pela absorção de nutrientes e divide-se em três partes: duodeno, jejuno e íleo.
  • O intestino grosso: também é um órgão tubular, porém bem menor do que o intestino delgado. Ele é dividido em três partes: ceco, cólon e reto. Desse modo, é responsável pela absorção de água, armazenamento e eliminação dos resíduos sólidos, ou seja, responsável pela formação das fezes.
Intestino grosso e intestino delgado.

Órgãos do Sistema Tegumentar

O sistema tegumentar é formado pela pele, pelos, unhas e glândulas. Portanto, atua como barreira contra a perda de água e entrada de micro-organismos, e também na regulação da temperatura corporal.

Sendo assim, vamos conhecer mais sobre a pele.

Pele

A pele é o revestimento externo do corpo, sendo o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Desse modo, a pele é dividida em duas camadas: derme e epiderme, sendo a derme a camada interna, e a epiderme a camada externa.

Portanto, a principal função da pele é proteger o organismo contra atritos, perda de água excessiva, ação de micro-organismos, raios ultravioletas, entre outros.

Órgãos do Sistema Respiratório

Os órgãos do sistema respiratório são responsáveis pela de respiração, ou seja, a absorção do oxigênio e eliminação do gás carbônico que é retirado das células.

Sendo assim, vamos conhecer os órgãos do corpo humano que fazem parte desse sistema:

Laringe

A laringe é o principal órgão da fala, uma vez que agregam as cordas vocais. Desse modo, está localizada no pescoço, mais precisamente entre a faringe e a traqueia. Portanto, é a laringe que recebe o ar vindo da faringe e evita que os alimentos passem para a traqueia.

Traqueia

A traqueia é um órgão tubular oco composto por anéis cartilaginosos, que fica entre a laringe e os brônquios. Desse modo, a principal função da traqueia é aquecer, umidificar, filtrar o ar, e por fim, levá-lo até os pulmões.

Brônquios

Os brônquios são dois órgãos tubulares que ligam a traqueia aos pulmões. Desse modo, eles se ramificam em tubos cada vez menores chamados de bronquíolos, para poder levar o ar para os pulmões.

Pulmões

Os pulmões são órgãos de formato piramidal, consistência esponjosa e ficam localizados dentro da caixa torácica. Portanto, são os pulmões os responsáveis pela troca de gases, de forma que o sangue seja oxigenado e finalmente elimine o gás carbônico do corpo.

Órgãos do Sistema Endócrino

Já o sistema endócrino é formado por todas as glândulas endócrinas do organismo, aquelas que são responsáveis pela produção de hormônios. Portanto, são essenciais na regulação química de diversas atividades do organismo.

Por isso, vamos conhecer elas:

Hipófise

A hipófise, glândula pituitária ou glândula mestre, é uma pequena glândula localizada no cérebro. Ela é responsável pela produção de hormônios, de forma que regula os ciclos sexuais e controla atividades de outras glândulas.

Tireoide

A tireoide é uma glândula em forma de borboleta, situada na região do pescoço. É a tireoide a responsável pela regulação do crescimento, desenvolvimento, fertilidade, ciclos menstruais e controle emocional.

Paratireoides

As paratireoides são quatro glândulas pequenas, localizadas ao redor da tireoide, que possuem a função de regulação do cálcio no sangue e a  produção de hormônios.

Suprarrenais

As glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são formadas pelo córtex e a medula, e estão localizadas logo acima dos rins. Sua principal função é a produção e liberação de hormônios.

Pâncreas

O pâncreas é uma glândula mista responsável por produzir suco pancreático e dois importantes hormônios, no caso a insulina e glucagon. Ou seja, dois hormônios essenciais para a regulação da taxa de glicose no sangue.

Órgãos do sistema endócrino.

Órgãos do Sistema Cardiovascular

Os órgãos do sistema cardiovascular garantem a circulação do sangue pelo organismo e, consequentemente, o transporte de oxigênio e nutrientes para todas as células.

Coração

O coração é um órgão muscular oco formado pelo tecido muscular cardíaco. É responsável pelo bombeamento do sangue para todo o corpo por meio de contrações rítmicas involuntárias (sístole e diástole).

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos, são os canais por onde circulam o sangue pelo corpo, sendo eles:

  • Artérias: responsáveis pelo transporte do sangue do coração para os tecidos;
  • Veias: responsáveis pelo transporte do sangue dos tecidos para o coração;
  • Capilares: vasos bastante delgados e que apresentam paredes finas, ou seja, permite a troca de substâncias entre o sangue e os tecidos.

Órgãos do Sistema Nervoso

O sistema nervoso é responsável por garantir a percepção de estímulos internos e externos e gerar respostas a esses estímulos. Em suma, é graças a esse sistema, que somos capazes de memorizar, ter coordenação, falar, sentir, ver e aprender.

Portanto, vamos conhecer os órgãos que formam o sistema nervoso:

Cérebro

O cérebro é o órgão mais importante do sistema nervoso, sendo responsável pela produção de hormônios, bem como o transporte, organização e armazenamento de informações.

Cerebelo

O cerebelo é um órgão localizado abaixo do cérebro. Ele possui funções muito importantes como o movimento, o reflexo, a contração dos músculos e o equilíbrio do organismo.

Medula Espinhal

A medula espinhal é cordão cilíndrico localizado na coluna vertebral, no canal interno das vértebras. Ela tem como principal função a produção e condução de impulsos nervosos do organismo para o cérebro. Ou seja, é a medula espinhal que faz a comunicação entre o corpo e o sistema nervoso.

Órgãos do Sistema Urinário e Excretor

Os órgãos do sistema urinário e excretor têm como principal função filtrar as impurezas do sangue, transformá-las em urina, e as eliminar.

Sendo assim, os órgãos do corpo humano que foram esse sistema são:

Rins

Com o formato de um grão de feijão e medindo cerca de 10 centímetros, os rins são órgãos presentes aos pares no organismos humano. Eles possuem coloração marrom-avermelhada e estão localizados na parte posterior do abdômen.

Desse modo, entre as suas principais funções, podemos destacar a filtração do sangue, eliminando as excretas, regulando o volume de água, além de produzir a urina.

Bexiga

A bexiga é um órgão muscular oco em forma de bolsa, localizado na parede inferior do abdômen, responsável pelo armazenamento da urina.

Rins e bexiga no corpo humano.

Órgãos do Sistema Reprodutor

O sistema reprodutor é o sistema responsável pela nossa reprodução. Sendo assim, o sistema reprodutor feminino garante a formação dos gametas femininos e a gestação do bebê. E o sistema reprodutor masculino é responsável pela produção e transferência do gameta masculino para a mulher.

Assim sendo, vamos conhecer melhor os órgãos do corpo humano que compõe desse sistema:

Órgãos do Sistema Reprodutor Feminino

  • Ovários: são dois órgãos em forma oval localizados na cavidade pélvica das mulheres. Portanto, sua função baseia-se na produção do hormônio feminino, o estrógeno, bem como na produção dos óvulos, os gametas sexuais femininos.
  • Útero: localizado no interior da cavidade pélvica, o útero é um órgão muscular, oco e elástico. Desse modo, ele é responsável pela menstruação, gravidez e parto. Sendo assim, sua principal função é abrigar o feto depois de fecundado.
  • Clitóris: é o órgão sexual erétil feminino e está localizado na parte superior da vulva. Desse modo, sua função principal é proporcionar o prazer feminino (orgasmo), visto que sua estrutura é formada por inúmeras terminações nervosas.
Sistema reprodutor feminino.

Órgãos do Sistema Reprodutor Masculino

  • Pênis: é o órgão sexual masculino, externo e cilíndrico, que também faz parte do sistema urinário. Por ele, ocorre a eliminação da urina e do sêmen, através do canal da uretra. Bem como, também é responsável pelo prazer sexual masculino.
  • Próstata: é uma glândula exócrina de forma arredondada localizada abaixo da bexiga. Portanto, ela é responsável pela produção de uma substância que serve de proteção aos espermatozoides.
  • Testículos: são duas glândulas sexuais masculinas, de forma ovalada e localizadas na bolsa escrotal. Portanto, suas funções correspondem à produção de hormônios e dos gametas sexuais masculinos, como testosterona e espermatozoides.
Sistema reprodutor masculino.

Outros Órgãos do Corpo Humano

Contudo, existem outros órgãos do corpo humano que são muto importantes e contribuem para que o organismo funcione em perfeita harmonia.

Sendo assim, vamos conhecer alguns desses órgãos:

Baço

O baço, localizado na região superior esquerda da cavidade abdominal, é um órgão ovalado que faz parte do sistema linfático.Sendo assim, suas funções são: produção e destruição de hemácias.

Apêndice

O apêndice é um dos órgãos do corpo humano mais pequeno. Ele é oco em formato de bolsa, localizado no início do intestino grosso. A sua principal função é abrigar bactérias que auxiliam na digestão e linfócitos que contribuem para a defesa do organismo. Sendo assim, ele tem relação direta com o sistema imunológico.

Por fim, agora que você já sabe tudo sobre os órgãos do corpo humano, que tal conhecer mais sobre os ossos? Aliás temos um texto aqui sobre o menor osso do corpo humano. 

Fontes: Biologia Net, Toda Matéria, Brasil Escola

Fonte Imagem Destaque: Mozaik Education

Próxima página »