História

Olimpíadas – Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas

As Olimpíadas são modalidades esportivas disputadas por diversos atletas do mundo inteiro em diferentes países em cada edição.

Atualizado em 09/04/2020

Os jogos olímpicos hoje são famosos em todo o mundo pela grandiosidade do evento. Acontecem de quatro em quatro anos. Além disso, algum país do mundo é escolhido para receber os jogos, que costumam reunir atletas de diversas modalidades esportivas. Porém, para que os jogos chegassem à grandiosidade que são hoje, tiveram que ter início em algum momento da história. Assim, podemos dizer que as olimpíadas datam de muitos anos, cerca de 2500 a.C. Apesar disso, da forma como a gente conhece hoje, ela teve inicio em 1896.

Em síntese, possuem esse nome porque eram realizadas na cidade de Olímpia, na Grécia. Visto isso, os gregos se reuniam no Santuário de Olímpia para homenagear o Deus grego, Zeus. Por conta disso, até as guerras eram interrompidas para que o evento fosse realizado.

No início, os jogos davam apenas prestígio aos ganhadores. Porém, a partir de 776 a.C os nomes dos jogadores que ganhavam passaram a ser registrados. Assim, dentre as modalidades esportivas estavam atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo, modalidade que reunia luta, corrida, salto em distância, arremesso de dardo e de disco.

História das Olimpíadas

Com o domínio do Império Romano na Grécia, os jogos olímpicos foram perdendo o lugar e a importância. Assim, só vieram a ser reconhecidos novamente no final do século XIX por conta do Barão de Coubertin. Dessa forma, as olimpíadas, além de serem jogos, eram também um tratado de paz entre os povos da Grécia Antiga.

Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
Os jogos também fazem um vibrante apelo em favor da paz mundial. Fonte: Viajento

Logo, Pierre de Frédy (1863-1937) foi importante para a volta dos jogos olímpicos porque ele era membro da aristocracia francesa. Assim, tinha como missão instalar algum órgão que cuidasse da edição anual dos jogos no mundo.

Entretanto, o período era de tensão na política mundial. Isso porque, os países passavam por constantes disputadas industriais, além de políticas, que ocasionaria na Primeira Guerra Mundial, em 1914. Assim, Pierre queria criar o comitê esportivo para promover a paz, assim como acontecia no tempo da Grécia Antiga.

Assim, a proposta da criação do comitê olímpico internacional foi apresentada na União das Sociedades Francesas de Esportes Atléticos (USFSA), em 1892. Porém, o comitê só foi criado oficialmente dois anos depois, no dia 23 de junho de 1894. Na proposta, Coubertin defendia a criação do comitê nas mesmas diretrizes dos jogos que aconteciam na Grécia Antiga.

Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
Luta grega representada em mármore. Fonte: Viajento

Após a criação oficial, Coubertin foi nomeado como secretário-geral e Demetrius Vikelas, como presidente do comitê. Assim, a primeira edição dos jogos olímpicos foi realizada na cidade de Atenas, na Grécia e durou nove dias. Por conta das guerras mundiais, os jogos olímpicos tiveram que ser interrompidos algumas vezes. Porém, acabaram se consolidando durante o século XX.

A importância dos Jogos Olímpicos

Os jogos olímpicos, durante todos os anos após a criação, não escondem o potencial de união entre as nações. Isso porque, já na Grécia Antiga, os jogos possuíam o poder de interromper as guerras. Dessa forma, as pausas entre as guerras eram chamadas de “trégua sagrada”.

Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
O estádio Panathinaico, que existe até hoje em Atenas, na época dos Jogos de 1896. Fonte: Terra

Em seguida, com a criação do comitê esportivo em 1824, os jogos olímpicos ocuparam um espaço importante na vida de atletas por todo o mundo. Isso porque, os jogos conseguiram reunir atletas de diferentes modalidades esportivas que se juntam com o objetivo de celebrar o esporte. Além disso, possuem a função de unir as nações, fato que pode ser observado na bandeira que representada as olimpíadas.

Esportes Olímpicos

Em síntese, os jogos olímpicos reúnem atletas do mundo inteiro em competições que abarcam categorias esportivas como Atletismo, Natação e Ginástica. Assim, acontecem sempre de quatro em quatro anos em algum país do mundo, geralmente sorteado pela comissão realizadora dos jogos.

Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
Modalidades olímpicas. Fonte: Veja

Como premiação, os ganhadores recebem medalhas para o primeiro, segundo e terceiro lugar em cada modalidade esportiva. Assim, recebem medalhas de ouro, parta e bronze respectivamente. Dessa forma, as olimpíadas são as competições que acontecem entre duas edições dos Jogos Olímpicos.

Quase todos os esportes são praticados por mulheres e homens, dentre alguns dos esportes praticados estão:

  • Atletismo
  • Badminton
  • Basebol
  • Basquetebol
  • Boxe
  • Canoagem
  • Ciclismo
  • Esgrima
  • Futebol
  • Ginástica
  • Golfe
  • Handebol
  • Hipismo
  • Judô
  • Natação
  • Natação Sincronizada
  • Remo
  • Rúgbi
  • Tênis de mesa
  • Vela
  • Vôlei

Grandes Heróis Olímpicos

Os jogos olímpicos são responsáveis por revelar atletas que se destacam pelas incríveis habilidades. Visto isso, desde o surgimento dos jogos, em Atenas, vários foram os profissionais de renome que participaram das olimpíadas.

Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
Americano Jesse Owens conquistou três ouros em Berlim-1936. Fonte: UFJF

Desse modo, confira os principais nomes dos jogos olímpicos:

  • Jesse Owens – ganhou quatro medalhas de ouro nos 100 e 200 metros rasos, no salto em distância e nos 4×100 metros nos jogos olímpicos da Alemanha. Além disso, ele era negro e referência por ter feito saudação ao Comitê Olímpico Internacional, em 1936, e não à Adolf Hitler.
  • Abele Bikila – considerado como o maior maratonista de todos os tempos por ter vencido. Em seguida, duas maratonas olímpicas.
  • Nikolay Andrianov – ginasta reconhecido pelo recorde de 15 medalhas, sendo 12 apenas em competições individuais;
Olimpíadas - Origem, importância, principais esportes olímpicos e atletas
Nadia nos Jogos Olímpicos de Montreal, em 1976. Fonte: O Globo
  • Sebastian Newbold Coe – conhecido por estabelecer, ao longo da carreira, 11 recordes mundiais;
  • Nadia Comaneci – com apenas 13 anos de idade, foi a primeira atleta à receber nota dez nas competições. Além disso, ganhou cinco medalhas de ouro nos jogos de 1976;
  • Larissa Latynina – conhecida por conquistar 18 medalhas olímpicas, sendo 9 de ouro, sendo considerada a maior campeã olímpica de todos os tempos;
  • Mark Spitz – conhecido como o segundo maior nadador olímpico de todos os tempos. Além disso, quebrou sete vezes o recorde mundial e conquistou sete medalhas de ouro na mesma olimpíada.
  • Carl Lewis – reconhecido por ganhar 10 medalhas olímpicas nos jogos de Los Angeles, 10 medalhas nos campeonatos mundiais de Atletismo.

Olimpíadas adiadas

Durante a história, algumas edições dos jogos olímpicos foram canceladas devido às Gueras Mundiais. Entretanto, nenhuma edição havia sido cancelada até este ano, 2020. Por conta da pandemia do coronavírus, a edição do jogos de Tóquio foi adiada para 2021.

A decisão veio do Comitê Olímpico Internacional, o COI. Assim, durante a história por conta das guerras mundiais, três olimpíadas foram canceladas, sendo elas:

  • Berlim 1916;
  • Tóquio 1940;
  • Londres 1944.

O que achou da matéria? Se gostou, confira o que são os Quasares e como surgiu o Ilusionismo.

Fontes: Educação Física, Brasil Escola, Mundo Educação e Olimpíada todo dia

Fonte imagem destaque: Guia São Roque

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.