Astronomia

Agência europeia confirma colisão de objeto espacial com a Terra

Descubra onde cairá o objeto espacial que tem colisão com a Terra confirmado pela Revista Nature e pala Agência Espacial Européia

Atualizado em 26/10/2015

Dois importantes centros de pesquisa e divulgação de informações espacial confirmaram uma colisão de um objetivo espacial com o Planeta Terra no próximo dia 13 de novembro. As informações são da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Revista Nature. Descubra com a Conhecimento Científico que tipo de objeto é esse e onde ele cairá.

O objeto espacial em questão foi classificado como um NEO (Near Earth Object) ou, em tradução livre, Objeto Próximo à Terra. Seu nome específico é WT1190F e ele vem orbitando o nosso planeta, mais ou menos como um satélite, a alguns anos – inclusive esse objeto foi visto pela primeira vez em 2013. A novidade é que, nesta semana, astrônomos pesquisadores confirmaram que em breve, especificamente em novembro, esse objeto espacial ele irá colidir com o Planeta Terra.

Mas não se desespere, essa colisão não é tão grave e não será sentida pela maioria da população. Segundo dados liberados pela ESA, o diâmetro do objeto varia de 1 ou 2 metros. Isso significa que, a menos que o objeto caia em sua casa ou cabeça, não causará muitos danos.

Onde exatamente este objeto espacial cairá?

objeto espcial
A queda está prevista no Oceano Indico, a 100 km do Sri Lanka

O objeto WT1190F cairá a cerca de 100 km do Sul do Sri-Lanka, provavelmente no Oceano Índico e produzirá uma explosão comparável a uma bola de fogo. Segundo previsões de astrônomos, o horário de queda do objeto espacial é  06h19 (UTC), ou seja, às 11h49 no horário local (Sri Lanka), e 04h19 pelo horário de verão do Brasil.

A ESA divulgou ainda que tem se esforçado para apresentar os cálculos com precisão à população – tanto do local da queda quanto do horário. Apesar disso, algumas alterações ainda podem acontecer e, assim, novas informações podem ser divulgadas. A dificuldades do cálculo é decorrente às perturbações gravitacionais que o objeto sofre ao se aproximar da Lua.

Que tipo de objeto espacial deve ser este?

O grande asteróide 2014 UR116 está vindo em direção à Terra

Jonathan McDowell é astrofísico na Universidade Harvard e disse à Nature News que o objeto em questão poderia ser um “pedaço perdido da história espacial voltando para nos assombrar”. Não é descartada também a possibilidade de ser um fragmento de algum foguete antigo, como por exemplo o Apollo. Além do tamanho reduzido, o objeto espacial não é muito denso.

O objeto possui brilho que varia drasticamente, e por conta de sua órbita muito alongada, acaba alcançando magnitude aparente de 16 durante o perigeu (ponto mais próximo com a Terra) e de 23 durante o apogeu (ponto mais distante da Terra).

Estranho objeto está em rota de colisão com a Terra
Revista Nature e Agência Espacial Europeia confirmam colisão de objeto com a Terra.
meteor-istock_000009503344
O objeto espacial que cairá na Terra dia 13 de novembro de 2015 tem cerca de 2 metros

Confira no vídeo a seguir, o objeto espacial WT1190F que foi observado por astrônomos do ESA:

Essa é a primeira vez que um objeto espacial cai na Terra?

Não. Outros objetos já caíram em nosso planeta. Inclusive, é muito comum a queda de pequenos pedaços de lixo espacial em diversas partes do nosso planeta. Mas, os órgãos responsáveis tendem a evitar a divulgação e exposição de dados quando os objetos em questão oferecem pouco ou nenhum risco à população.

Assista a queda de um meteoro na Rússia, filmado em 2013:

https://www.youtube.com/watch?v=RnYiTmyk_VQ