O que é tnt? Definição, origem, fórmula química e utilidades

O TNT, ou trinitrotolueno, é um explosivo de alta instabilidade, muito utilizado em guerras e formado a partir da nitração do tolueno.

O que é TNT, do que é feito e para que serve

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar em TNT e qual sua utilidade. Porém, você sabe o que significa essa sigla? E do que ele é feito?

O TNT é a sigla referente à substância chamada trinitrotolueno. Ela é um sólido cristalino, geralmente na cor amarela, com um alto potencial explosivo.

Em outros termos, o TNT é um nitro composto, conhecido pelos cientistas pela fórmula 2-metil-1,3,5- trinitrobenzeno.

Origem do nome

A sigla TNT possui uma explicação. O primeiro T é de tri, enquanto o N é de nitro. Por sua vez, o último T provém do tolueno, chamado também de metil-benzeno, conforme o nome químico do componente.

TNT: o que é, origem, fórmula química e utilidades
Benefícios das plantas

Mas de onde vem o nome tolueno? Essa substância foi assim chamada porque foi obtida a partir do bálsamo-de-tolu, que é um líquido amarelo usado em xaropes para tosses e também em perfumes. Possui um cheiro agradável, de origem da árvore Toluifera balsamum.  

Atualmente, costuma-se extraí-lo do petróleo ou da destilação do carvão mineral.

Do que é feito o TNT?

O TNT é feito a partir da nitração total do tolueno, ou seja, através da reação orgânica deste composto com o ácido nítrico (HNO3) e ácido sulfúrico (H2SO4).

TNT: o que é, origem, fórmula química e utilidades
Infoescola

O tolueno, ao reagir com o ácido nítrico e na presença do ácido sulfúrico como catalisador, provoca a formação de três grupos nitro (NO²) na molécula do tolueno. Porém, o radical metila acaba funcionando como um grupo ativador, denominado de radical orto-para dirigente.

Sua função é orientar a entrada desses grupos nitro para as posições orto (vizinhas do CH³) e para (oposta ao CH³). Logo depois de todas essas reações, está pronto o explosivo.

Além disso, o tolueno é usado nessa “mistura” pois ele tem reatividade 25 vezes maior do que a de um benzeno. Desse modo, a explosão do TNT ocorre porque sua molécula é muito instável, bastando um simples contato para que seus átomos entrem em reação e se convertam em uma nuvem de fases quentes. Em seguida, essa expansão é o que provoca uma onda de destruição.

Como resultado, formam-se vapor d’água, dióxido de carbono e gases azotados em um volume mil vezes maior do que o material original.

Utilidade e características

O TNT é insolúvel em água, contém ponto de fusão a 80,7°C e ponto de ebulição a 240°C. É um material sensível e de alta instabilidade que, quando submetido a choques mecânicos de alta intensidade e/ou calor em excesso, provoca imensas destruições. Daí a sua utilização em guerras e batalhas históricas.

Assim como a dinamite, também é conhecido por conta da sua abordagem em desenhos animados e filmes de ação.

Mega Curioso

Aliás, a descoberta da reação de nitração do tolueno ficou por conta do químico alemão Joseph Wilbrand, em 1863.

Esperamos que você tenha aprendido sobre o assunto e, mais que isso, tenha gostado do nosso conteúdo. Para saber mais, confira também o que é Nitroglicerina.

Fontes: Infoescola, Brasil Escola, Vestibular UOL, SOQ

Imagens: Elo 7, Benefícios das plantas, Infoescola, Mega Curioso.

Escolhidas para você

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.