A potência elétrica é a medida da energia elétrica que é fornecida ou consumida por um circuito elétrico. Sendo que ela pode ser calculada através de grandezas como tensão, corrente e resistência elétrica.
Como a potência elétrica funciona
Em resumo, a potência elétrica é a quantidade de energia elétrica fornecida ou consumida por um circuito elétrico a cada segundo.
Ela pode ser, ainda, a quantidade de energia que o circuito converte em outras formas de energia a cada segundo.
De acordo com o SI – Sistema Internacional de Unidades, o watt (W) é a unidade de medida da potência elétrica. Sendo que ele equivale a joules por segundo (J/s).
De maneira geral, a potência elétrica é estudada por dispositivos como geradores, resistores e receptores. Esses são elementos dos circuitos elétricos que geram energia, produzem calor e consomem energia elétrica.
Cálculo da potência elétrica
Você pode calcular a potência elétrica por meio da divisão da energia consumida, ou transformada, pelo intervalo de tempo.
Contudo, existem algumas fórmulas de potência que são mais específicas e relacionam grandezas como tensão elétrica (U), corrente elétrica (i) e resistência elétrica.
Além disso, a potência elétrica pode variar em muitas ordens de grandeza de acordo com a aplicação estudada. Por exemplo, as usinas hidrelétricas geram eletricidade a uma taxa de 30 MW.
Por outro lado, um chip de computador consome 1 mW de energia elétrica. Já um chuveiro elétrico dissipa, em média, 5 kW de energia elétrica na forma de calor a cada segundo.
Fórmulas
Com a fórmula abaixo, você pode resolver boa parte dos exercícios de eletrodinâmica que envolvem o cálculo da potência.
- P = Ri²
- P = U² / R
- e, por fim: P = U.i
Sendo que P é potência elétrica (W) e U é tensão elétrica (V). R é a resistência elétrica (Ω) e, por fim, i é a corrente elétrica (A).
Além disso, existe uma fórmula mais geral que você pode usar para verificar o consumo de energia elétrica, por exemplo.
- P = E / Δt
Desse modo, na fórmula, E é energia (J) e Δt é o intervalo de tempo (s).
Curiosidades sobre a energia elétrica
Algumas curiosidades que você pode gostar de conhecer são:
1- Invenção
Você sabia que o chuveiro elétrico é uma invenção brasileira? Pois é, essa tecnologia foi desenvolvida no interior de São Paulo, na cidade de Jundiaí, pelo inventor Francisco Canho.
2- Popularidade do chuveiro
O uso do chuveiro é normal no dia a dia do brasileiro. Mas você sabia que o Brasil é um dos únicos países é usar chuveiro elétrico?
3- Iluminação
Por fim, a primeira cidade a ter iluminação pública no Brasil, no ano de 1883 foi Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A potência elétrica da rede era de 52 kilowatt (kW).
Enfim, gostou de aprender sobre a potência elétrica? Então não deixe de conferir outros textos aqui no site que podem te interessar.
Por exemplo, você pode aprender quais são as vantagens e desvantagens do uso da energia nuclear. Além disso, você pode aprender quais são as fontes de energia existentes.
Fonte: Mundo educação.
Bibliografia:
- “Potência Elétrica” em Só Física. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2021. Consultado em 30/05/2019 às 07:50.
- TREML, Angelo. Brasil: o país do chuveiro elétrico. Jornal Evolução: Notícias de Santa Catarina. São Bento do Sul. 28 nov. 2011.
- Grandezas elétricas básicas: corrente, tensão, potência de Willy McAllister, licenciado sob CC BY-NC-SA 4.0.