História

O que é Destino Manifesto e sua relevância na história americana?

O Destino Manifesto foi uma teoria que embasou o expansionismo dos Estados Unidos, sendo até hoje utilizada por seus governantes nas intervenções.

Atualizado em 11/03/2019

O Destino Manifesto foi uma doutrina que pregava a crença de que os Estados Unidos deveriam se expandir. Os estadunidenses acreditavam que ao ampliarem suas fronteiras, aumentariam a liberdade.

A expressão foi criada pelo jornalista John Louis O’Sullivan, no ano de 1845. E fez muito sucesso porque coincidiu com a época da Marcha para o Oeste.

Contexto Histórico

Havia um acalorado debate no Congresso Americano com o intuito de saber se os Estados Unidos deveriam aumentar o território. As discussões se acirraram quando Napoleão Bonaparte vendeu a Louisiana em 1803.

Com isso veio a intenção de conquistar também as áreas que pertenciam a outros países, até chegar ao Oceano Pacífico.

Saiba que é o Destino Manifesto e o que ocasionou na história americana

Nesse contexto é que o jornalista John Louis O’Sullivan resumiu a questão na teoria do Destino Manifesto. Disse que a Providência Divino havia dado àquele povo o direito de conquista de todo o continente. E também que a missão estadunidense seria levar a liberdade a todos os povos.

Os incentivos do Destino Manifesto

Depois de comprar a Louisiana dos franceses, passou-se à etapa de ocupação do território. Como ali havia habitantes nativos, foi preciso combatê-los em longas guerras.

Incentivados pelo Destino Manifesto, foi a vez de lutar pela anexação do Texas, que pertencia ao México. Ainda teve a disputa com a Grã-Bretanha pela demarcação da fronteira com o Canadá, então administrado pelos britânicos.

Saiba que é o Destino Manifesto e o que ocasionou na história americana

É famosa a Marcha para o Oeste nos Estados Unidos, muito explorada no cinema na figura do caubói. E ela também foi embalada pelo sonho de levar a forma de vida dos americanos a outros povos.

A doutrina gera divisões

A doutrina do Destino Manifesto foi crescendo, de tal forma que alguns passaram a crer na missão divina dos americanos. Eles já se viam como eleitos por Deus para expandir os ideais libertários por toda a América do Norte.

A doutrina exaltava a virtude dos Estados Unidos, sua missão de mudar a imagem do Oeste e o dever de conquista.

Isso criou um racha social, posto que grandes pensadores como Abraham Lincoln e Ulysses Grant rejeitavam a ideia. Também não havia consenso entre a população, embora muitos foram embalados pelo sonho estadunidense.

Saiba que é o Destino Manifesto e o que ocasionou na história americana

Não faltou os que acusaram o Destino Manifesto de ter causado a Guerra de Secessão. É que muitos escravocratas usaram essas ideias para pregar a supremacia da raça branca. E um dos motivos do conflito foi justamente a escravidão.

Você sabia?

Até hoje vemos manifestações do Destino Manifesto nas ações dos governantes dos Estados Unidos. Eles querem derrubar os governos que não se adéquem ao conceito de democracia americana.

Os ideais de O’Sullivan foram mencionados tempos depois para lembrar a chacina contra os indígenas.

Você achou interessante ler sobre o Destino Manifesto? Então conheça também sobre a Guerra de Secessão: saiba por que ocorreu, quem lutou nela e porquê.

Fonte: Wikipédia, Info Escola, Toda Matéria, Mundo Educação, Colégio Web, Alunos Online, Wikiwand, Periódicos, Brasil Escola, Diplomatique.

Fonte das imagens: Wikipédia, The American YAWP, US History, Standard.