Geografia

O que é desenvolvimento sustentável e como ele funciona?

O Desenvolvimento Sustentável é aquele capaz de suprir a geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações.

Atualizado em 26/11/2018

O desenvolvimento sustentável é um conceito para preservar o meio ambiente e garantir o futuro das novas gerações.

É a capacidade de utilizar os recursos naturais, porém sem limitar sua disponibilidade para as gerações futuras. Para isso é preciso aliar desenvolvimento econômico com responsabilidade ambiental.

O desenvolvimento sustentável somente será alcançado com uma mudança de mentalidade. É adotar padrão de consumo, aproveitamento das matérias-primas, de tal forma que não afete o futuro da humanidade.

O Desenvolvimento Sustentável visa conter os impactos ambientais

Breve histórico da degradação ambiental

No início da Idade Contemporânea, a Revolução Industrial explorou os recursos naturais em grande escala. Foi a época da invenção da máquina a vapor, do motor a combustão e do domínio da eletricidade.

A fumaça das chaminés das fábricas era sinônimo de prosperidade, e até se dizia que onde há poluição há dinheiro. Eles não percebiam os efeitos colaterais do modelo industrial e nem se importavam com as condições de vida dos operários.

No Brasil o grande exemplo é a destruição da Mata Atlântica, iniciada no princípio da ocupação do território pelos portugueses. A vegetação era uma barreira a ser transposta para o cultivo da cana-de-açúcar.

O Desenvolvimento Sustentável visa conter os impactos ambientais

A história do conceito de Desenvolvimento Sustentável

Há muito se buscava a união de crescimento e desenvolvimento econômico com a preservação da natureza.

O conceito de Desenvolvimento Sustentável foi criado na Conferência de Estocolmo (1972), evento das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente.

O Relatório Brundtland formalizou o termo desenvolvimento sustentável e o tornou de conhecimento público mundial (1987).

Na ECO-92 nasceu o conceito de satisfazer as necessidades presentes, sem comprometer o suprimento das necessidades das gerações futuras.

E assim veio a Agenda 21, para diminuir os impactos mundiais do aumento do consumo e do crescimento econômico.

No entanto, recentemente os Estados Unidos regrediram nos esforços de preservação ambiental. Um decreto de Donald Trump  reverte políticas de redução de emissões de gases do efeito estufa e aposta novamente na produção de energia gerada por combustíveis fósseis.

Medidas sustentáveis que devem ser efetivadas

Algumas medidas podem ser adotadas, de tal sorte que melhore as condições de vida no planeta Terra. A redução do desmatamento, assim como o reflorestamento de áreas naturais devastadas. A preservação das áreas de proteção ambiental, com o propósito de salvaguardar as matas ciliares.

A adoção da política dos 3Rs (reduzir, reutilizar e reciclar) ou dos 5Rs (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar). Também a diminuição da emissão de poluentes na atmosfera, fator que desencadeia o efeito estufa.

O Desenvolvimento Sustentável visa conter os impactos ambientais

 

A diminuição na produção de lixo e seu correto manejo para a diminuição de seus impactos. Adoção de fontes limpas de produção de energia.

Você gostou de ler sobre o Desenvolvimento Sustentável e os impactos ambientais? Então não deixe de ler também sobre o clima típica de cada região brasileira.

Fonte: Sua Pesquisa, WWF, Toda Matéria, Info Escola, Mundo Educação.