Ciências

Saiba porque as abelhas podem causar o fim do mundo

Atualizado em 13/02/2017

Em algum momento você já se pegou imaginando como seria o fim dos tempos? É comum imaginarmos o fim do mundo devido algum desastre geológico, astronômico ou até mesmo mistico. Mas saiba que o apocalipse das abelhas é muito mais provável de acontecer.

O uso intensivo e indiscriminado de agrotóxicos está tendo um efeito devastador nas populações de abelhas em todo o mundo. O fato crítico é que esses animais são peças essenciais para a agricultura, sua extinção é uma grande ameaça para o abastecimento mundial de alimentos .

Um estudo feito pela IPBES revelou que a menos que sejam tomadas medidas para conter a atividade humana que afeta milhares de espécies polonizadoras, estaremos em risco.

 

Sem a atividade dos polonizadores, a muito tempo seria impossível desfrutar de um bom café, chocolate, maças e muitos outros alimentos que fazem parte de nosso dia-a-dia. Na china já é uma prática comum realizar esse processo de polonização manualmente, devido a declínio no número de abelhas.

Mas eaí? o que está sendo feito?

Até o momento não houve um grande empenho das grandes empresas por trás da economia agrícola em tentar encontrar alternativas aos agrotóxicos. Enquanto isso pesquisadores japoneses estão desenvolvendo um drone polonizador controlado remotamente, equipado com um gel pegajoso ele é capaz de transportar os grãos de pólen e realizar a fecundação das plantas!

Ao ser testado em laboratório o drone foi capaz de polinizar com sucesso lírios japoneses, transportando os grãos minúsculos de uma planta para a outra. No momento o drone é controlado manualmente, o que exige um certo nível de treinamento para controla-lo, mas naturalmente a necessidade de um controlador humano vai ser superada.

Parece ficção cientifica, e na verdade é com um sistema exatamente como esse aparecendo em um episódio de Black Mirror.

 

Fonte: Science Alert
Imagens: Biosafety Alliance, Eijiro Miyak e Shutterstock