História

Nomes do Brasil – História, processo de escolha e qual a origem do nome

Vários foram os nomes do Brasil até que o país chegasse à nomenclatura que tem hoje. O processo de escolha não foi fácil e causou confusão.

Atualizado em 16/05/2020

Você sabia que antes de se chamar Brasil, nosso país já teve outros oito nomes? Pois bem, os nomes do Brasil surgiram devido à indecisão sobre o que eram as terras encontradas pelos colonizadores. Primeiro, se pensava que o Brasil era apenas uma ilha. Por isso, denominaram a região como Ilha de Vera Cruz, em 1500.

Entretanto, antes mesmo da chegada dos colonizadores, as terras brasileiras já eram ocupadas pelos índios. Dessa forma, o primeiro nome do país foi dado pelos nativos. Naquela época, o Brasil tinha nome de Pindorama que, na língua tupi, significa “terra das palmeiras”.

O curioso é que, até chegar ao nome que conhecemos hoje, o Brasil teve outras denominações justamente pela confusão em registros históricos. Assim, eram cartas escritas que continham, no mesmo documento, nomes diferentes para as terras recém-descobertas.

Mas como o nome Brasil foi definido como oficial? Vamos descobrir!

Nomes do Brasil

Quando os viajantes portugueses chegaram às terras brasileiras, em 1500, a ideia que se tinha era que a região se definia apenas como uma ilha. Entretanto, após o reconhecimento territorial e as outras expedições realizadas para encontrar mais terras, os portugueses perceberam que o território era maior que uma ilha.

A partir disso, os colonos perceberam que a expansão do território tinha proporções de um continente. Com isso, começaram a pensar qual nome seria dado para a terra recém-descoberta. Assim, o primeiro nome dado pelos colonos foi “Ilha de Vera Cruz”, escolhido por Pedro Álvares Cabral.

Nomes do Brasil - História, processo de escolha e qual a origem do nome
Chegada dos portugueses, em 1500

A denominação não durou muito, já que o território era propriamente maior que uma ilha. Dessa forma, durante as demais expedições pela região, Gonçalo Coelho, junto de outros portugueses, decidiu chamar as terras de “Terra dos papagaios” e “Terra de Santa Cruz”.

Os nomes se tornaram apenas sugestões, mas causavam uma verdadeira confusão. Em uma das cartas do escrivão de Pedro Alvares Cabral – Pero Vaz de Caminha -, encaminhada ao então rei de Portugal, ouve confusão em relação ao nome das terras.

Isso porque, em um mesmo documento os nomes Terra de Vera Cruz e Ilha de Vera Cruz foram utilizados para denominar o território encontrado. A confusão era causada devido à abundância das terras e s paisagens totalmente diferentes das encontradas na Europa.

A indecisão de nomes

Os colonos se deparavam com uma terra desconhecida, mas encantadora pela diversidade e diferentes paisagens. Por conta disso, queriam um nome que representassem a beleza que os olhos avistavam. Logo, um novo nome surgiu quando a extração da madeira do pau-brasil começou.

Nomes do Brasil - História, processo de escolha e qual a origem do nome
Pindorama foi o primeiro nome do país, nomeado pelos nativos.

O pau-brasil – árvore presente na Mata Atlântica – era uma das riquezas naturais que mais chamaram a atenção dos colonizadores. A árvore foi, por três décadas, o principal motivo de interesse dos portugueses sobre o território brasileiro.

Por conta da abundância da árvore na região, os navegantes decidiram, então, chamar as terras de Brasil. O nome se tornou popular dentre os viajantes, além dos colonizadores. Não demorou muito para que a nomenclatura Brasil fosse escolhida como a oficial, em 1527.

Polêmicas em relação ao nome

O nome do Brasil foi escolhido em decorrência da árvore que era extraída do território. Porém, após a escolha do nome algumas questões sobre a origem da nomenclatura vieram à tona. Após a colonização da América Portuguesa, estudiosos que ficaram por conta dos registros começaram a questionar a origem do nome.

Assim, autores como Adolf Varnhagen e Capistrano de Abreu, durante o século XX, afirmaram que a origem do nome Brasil veio, na verdade, de uma ilha imaginária localizada na Irlanda. Com isso, a ilha era classificada como imaginária devido à dificuldade em comprovar sua existência.

Nomes do Brasil - História, processo de escolha e qual a origem do nome
História Examinada

Isso porque, a localização das terras era revestida de misticismo. A ilha, no caso, tinha o nome de “Brazil” e sua existência, apesar de não comprovada, era certificada em mapas da Idade Média. Dessa forma, os europeus tinham conhecimento do nome da ilha, já que utilizavam os mapas para se orientarem.

Nesse sentido, alguns escritores, como Gustavo Barroso, escreveram durante o século XX que, na verdade, o nome do país estava relacionado a tal ilha misteriosa. Portanto, o nome Brasil teria sido inspirado na ilha, ao invés da madeira que representava o interesse dos portugueses no território descoberto.

Por fim, em forma cronológica, os nomes do Brasil forma:

  • Pindorama (nome dado pelos indígenas);
  • Ilha de Vera Cruz, em 1500;
  • Terra Nova em 1501;
  • Terra dos Papagaios, em 1501;
  • Terra de Vera Cruz, em 1503;
  • Terra de Santa Cruz, em 1503;
  • Terra Santa Cruz do Brasil, em 1505;
  • Terra do Brasil, em 1505;
  • Brasil, desde 1527.

O que achou da matéria sobre os nomes do Brasil? Se gostou, corre pra conferir o que é Senso Comum e como a Probabilidade é caracterizada.

Fontes: Só História, História do Mundo e Brasil Escola

Imagens: YouTube, Aventuras na História, O Império da História,

Por <a href='https://conhecimentocientifico.r7.com/author/dayane/' rel='dofollow' class='dim-on-hover'>Dayane Borges</a>
Por Dayane Borges
Jornalista e redatora com experiência em escrita criativa, adequação e produção de conteúdos multimídia para a web.