Geografia

Neve, como se forma? Formatos, tipos, influência do clima, neve no Brasil

A neve é um fenômeno meteorológico natural, que ocorre em regiões do planeta de clima frio ou temperado, podendo variar em cada local

Atualizado em 10/01/2020

Você já viu a neve? Já fez anjinho ou até mesmo a provou? A neve é um fenômeno natural meteorológico. Em suma, ela acontece quando as nuvens do céu estão com temperatura inferior a 0ºC. Com isso, o vapor de água condensa e formam cristais de gelo.

Frequentemente, ela incide em regiões cujo clima é frio ou temperado.

Como se forma?

Primeiramente, quando uma nuvem tiver temperatura suficientemente baixa, o vapor de água que se encontra nela se congelará. Assim, forma cristais de gelo. Com isso, quando a temperatura está entre -40ºC e 0ºC, esse vapor de água cristaliza em torno de pedacinhos de poeira presentes na nuvem. Logo, esses cristais de gelo podem permanecer nas nuvens.

Entretanto, se forem suficientemente pesados, podem cair ao chão. Assim, durante a queda, podem unir-se a outros cristais de gelo, formando flocos de neve. Um floco de neve pode conter até cem cristais de gelo. Mas alguns cristais de gelo isolados também caem sob a forma de neve.

Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte:Pinterest

Formatos dos flocos

A maneira como os cristais de gelo se juntam confere a cada floco de neve um desenho singular. Basicamente, os flocos têm sete formatos:

-Estrelas

-Agulhas

-Dendritos (que têm ramos)

-Pratos

-Colunas

-Colunas coroadas por pratos e irregulares (danificados).

Logo, o formato que um cristal de gelo assume depende da temperatura e do teor de umidade presente na nuvem. Mesmo assim, a maioria dos flocos de neve tem seis pontas ou seis lados.

Tipos de neve

De acordo com a Sociedade Norte-Americana de Meteorologia, existem sete tipos de neve:

-Flocos (gelo em forma de floco)

-Grão (partículas bem pequenas e opaca de gelo)

-Grão de gelo (pelotas de gelo de 5 milímetros de diâmetro)

-Graupel (partículas pesadas de neve)

-Granizo (pedras solidas de gelo)

-Chuva congelada (água congelada ao entrar em contato com o solo)

-Aguaneve (cai no chão com traços de cristalização)

Influências do clima

Agora vamos entender o que acontece com os flocos em certas condições de ar:

  • Ar quente: caso a temperatura do ar seja superior a 0 ºC, os flocos de gelo irão se derreter total ou parcialmente, podendo chegar ao solo na forma de granizo ou mesmo chuva.
  • Ar úmido: se o ar é úmido e a temperatura é próxima a 0 ºC, os flocos de neve se juntam com facilidade, formando grandes flocos de neve. Esses flocos são mais fofos e ideais para fazer bonecos de neve.
  • Ar frio e seco: quando os flocos de gelo caem em uma atmosfera seca e muito fria, adquirem uma textura semelhante ao pó e não se juntam facilmente. Essa é a neve ideal para esquiar.
Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte: Metoffice

Efeitos da neve

A princípio, o que poucos sabem é que ela exerce efeito profundo sobre o clima e os seres vivos. Porque, a presença de uma camada de gelo sobre o chão ajuda a manter o ar frio, porque ele reflete, ou manda de volta, a maior parte do calor do Sol.

Enquanto isso, uma capa de cristais de gelo também pode proteger plantas pequenas contra os efeitos do frio intenso. Quando ela derrete, na primavera, fornece água doce para pessoas e animais.

No entanto, quando a neve passa anos sem derreter, pode formar enormes placas de gelo conhecidas como geleiras.

Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte: Wallpaper

Consequências negativas

Apesar da bela, a neve pode ser um problema em lugares onde se neva muito. Em suma, um dos grandes perigos é que quando úmida e em temperaturas entre -5 ºC e 2 ºC deixa as pistas muito escorregadias, causando derrapagem de veículos.

Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte: Mundo Nipo

Em temperaturas mais baixas e condições atmosféricas mais secas não é comum que as pistas fiquem escorregadias. Assim, nesses casos, o problema é o acúmulo de neve, que pode impedir a locomoção das pessoas e veículos. Além disso, sobretudo, ainda há avalanches, que levam tudo que está na frente.

Você sabe onde existe neve?

Como já citado, a neve acontece em regiões de clima frio ou temperado, em regiões próximas aos trópicos. Além disso, também é possível encontra-la em zonas de média ou elevada latitude.

No Brasil

Por mais estranho que pareça, há neve no Brasil. Embora apresente clima tropical e elevadas temperaturas, em uma pequena parte brasileira há precipitação de flocos de gelo.

Essencialmente, esse fenômeno ocorre ocasionalmente, sendo mais comum nos pontos mais elevados dos planaltos serranos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Sobretudo, no ano de 1975, houve uma onda de frio no Brasil, deixando a região Sul coberta de gelo.

Além disso, outros estados também registraram o fenômeno, como São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte: Lugares Perfeitos

Curiosidades

  • As avalanches ocorrem quando uma grande quantidade de flocos acumulam em um local íngreme. Assim, sofrem a ação da gravidade e se desloca de maneira rápida e violenta.
  • Grandes quantidades acumuladas de neve podem demorar para derreter devido à capacidade dereflexão da luz do gelo. Logo, a superfície do gelo reflete, em média, 90% da energia que incide sobre ela.
  • Parece bizarro a cor do gelo ser translúcido e nós enxergarmos a neve branca, mas isso ocorre devido toda a luz é refletida de volta para nossos olhos.
  • Nevascas acontecem quando há queda de muitos flocos de gelo durante a ocorrência de ventos muito fortes.
  • Apesar de parecer impossível, os iglus podem garantir temperaturas muito mais altas em comparação com a parte externa e isso se deve ao isolamento térmico produzido pelo gelo.
Neve - curiosidades, efeitos, formação e onde se precipta
Fonte: Superinteressante

Gostou dessa matéria? Então venha conhecer essa: O que você sabe sobre o Polo Norte? Separamos imagens que vão te surpreender

Fontes: BrasilEscolaSignificados e Escola Britannica

Imagem destacada: The Sun