História

Neandertal – Quem foram, como viveu e como desapareceu

O neandertal foi uma espécie do gênero Homo neanderthalensis que vivia na Europa e oeste da Ásia entre cerca entre 430 mil e 40 mil anos.

Atualizado em 09/02/2020

Primeiramente, o homem neandertal foi uma espécie do gênero Homo neanderthalensis que vivia na Europa e oeste da Ásia entre cerca entre 430 mil e 40 mil anos atrás.

Além disso, os neandertais conheceram seres humanos modernos, foram caçados por eles. Mas, além disso, também chegaram a ter filhos juntos. A prova disso é que, com exceção de pessoas com 100% de ascendência africana, toda a população mundial também tem pelo menos 2% de DNA vindo de Homo neanderthalensis.

Atualmente, cientistas sabem mais sobre o homem neandertal do que sobre qualquer outro espécie humana já extinta. Isso porque milhares de fósseis e artefatos foram encontrados, incluindo esqueletos completos.

O homem neandertal

Neandertal - quem foi, como viveu e como desapareceu
The Conversation

Primeiramente, um neandertal também era humano, assim como nós, apesar de ser de uma espécie diferente. Além disso, ao lado do hominídeo de Denisova, encontrado na Sibéria, é o nosso ancestral humano mais próximo.

Acima de tudo, o último ancestral comum entre os humanos modernos e os neandertais viveram há cerca de 800 mil anos. Os fósseis mais antigos já encontrados de neandertais são datados de cerca de 430 mil anos. No entanto, os mais conhecidos da espécie viveram entre cerca de 130 mil e 40 anos atrás. Depois disso, não há evidências físicas do homem neandertal.

Por fim, a espécie evoluiu na Europa e em algumas regiões do oeste da Ásia. Ao mesmo tempo, o homem moderno – homo sapiens – se desenvolvia no continente africano.

Características

Neandertal - quem foi, como viveu e como desapareceu
Smithsonian

Os neandertais tinham crânios mais achatados do que os nossos, além da parte do meio rosto protuberante, ossos angulares na face e um nariz enorme. Cientistas acreditam que isso facilitava a umidificação e o aquecimento do ar, mais frio e seco.

Os dentes da frente eram largos e frequentemente tinham marcas de arranhão, que indicavam que eram utilizados como uma espécie de terceira mão na preparação de comida e ferramentas. Seus corpos eram fortes e musculosos, mais baixos e mais atarracados do que os do homo sapiens. Os adultos chegavam a ter entre 1,50 e 1,75m de altura e pesavam de 64 a 82kg.

Os hábitos alimentares de um neandertal eram basicamente carnívoros, com base na caça de grandes mamíferos.

Mente neandertal

Neandertal - quem foi, como viveu e como desapareceu
Sky

As semelhanças entre o homem moderno e o neandertal não estavam apenas na forma física. Apesar da reputação de homens primitivos, os neandertais eram extremamente inteligentes. É injusto e incorreto pensar que eles eram uma versão de homens das cavernas que agiam como macacos.

Eram habilidosos na construção de ferramentas, conforme revelaram escavações. De acordo com ferimentos encontrados em suas presas, também é possível afirmar que neandertais eram excelente caçadores.

Além disso, pesquisadores europeus também descobriram que desde 115 mil anos atrás, o homem neandertal já decorava conchas com pigmentos minerais. Ou seja, o homo sapiens não é a única espécie já foi capaz de representações artísticas simbólicas.

Extinção

Neandertal - quem foi, como viveu e como desapareceu
Science Focus

Os primeiros humanos modernos começaram a chegar na Europa por volta de 40 mil atrás. Provavelmente, os neandertais sofreram influência da chegada e não conseguiram manter a competição por recursos naturais.

Outro importante fator pode ter sido a flutuação climática que fragmentou grupos de neandertais no decorrer de 100 mil anos. Assim, a espécie ficou impedida de garantir um alto número populacional e migração para outras regiões.

Para sustentar a hipótese, a coleta de DNA de um fóssil feminino de neandertal indicou sinais de consanguinidade ao longo de gerações na comunidade. O dado é um forte indicativo de baixa população e isolação da espécie.

Fontes: História do Mundo, Galileu, Super, Galileu, NHM

Imagem de destaque: CNN